O MERCADO DE TRABALHO NA TERCEIRA IDADE

Bruno Féres da Costa

Resumo


O presente texto buscará responder ao seguinte questionamento: como os indivíduos da terceira idade são recepcionados pelo mercado de trabalho?Para compreensão dessa problemática foram traçados os seguintes objetivos: objetivo geral: Compreender como se dá a receptividade da terceira idade no mercado de trabalho; e como objetivos específicos: pesquisar sobre o envelhecimento populacional; relacionar o mercado de trabalho e a pessoa idosa e analisar como a gestão de Recursos Humanos deve agir frente ao aumento da participação da terceira idade no mercado de trabalho. Como metodologia será desenvolvida uma revisão de literatura, com obras e artigos cientificos, encontrados por meio de plataforma de online e utilizando as palavras-chave: Mercado de Trabalho; Terceira Idade; Gestão de Pessoas. Além disso, será desenvolvido um estudo de campo aplicação de questionário semiaberto aos responsáveis pelos Recursos Humanos nas empresas: Ipiranga Distribuição, que atua no mercado a mais de quarenta anos na distribuição do mercado varejista alimentar e não alimentar no leste de Minas Gerais; contando com mais de trezentos colaboradores internos, externos e terceiros; assim como também na Empresa Cantina que se localiza em um município do leste de Minas, atuando há cerca de vinte e cinco anos do ramo de serviços de alimentação privativos. Conclui-se que o individuo da terceira idade que deseja reinserir-se ou permanecer no mercado de trabalho precisa ter como foco a capacitação e o uso de suas habilidades e, sobretudo, de sua experiência para que se destaque frente aos jovens em busca de uma vaga no mercado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.