COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR MANHUAÇUENSE NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

André Trajano de Carvalho, Anandy Kassis de Faria Alvim-Hannas, Reginaldo Adriano de Souza, Fernando Albuquerque Miranda

Resumo


A evolução tecnológica e alta competitividade do mercado levam as organizações a atenderem as necessidades dos clientes e apostar em novas formas de diferenciação. Os consumidores cada vez mais buscam por comodidade e bom atendimento e cabe as empresas apostar em novas formas de oferecer seus produtos. O mercado e-commerce vem crescendo significativamente e vão surgindo novas oportunidades para as empresas no ato da comercialização. Neste contexto buscou-se identificar o processo de decisão de compra dos usuários desta ferramenta, analisar o mercado eletrônico e o perfil destes consumidores. O artigo é fruto de uma pesquisa descritiva, utilizando-se da técnica de levantamento e com abordagem quantitativa. Analisados os dados, identificou-se o público sendo em sua maior parte, o sexo feminino, e que fatores como preço, promoções, comodidade são relevantes no momento de escolha por determinados sites de compras. Nota-se também que alguns consumidores sentem insegurança em compras por meio online, por isso preferem lojas físicas. Fica evidente a necessidade das lojas online melhorarem a segurança e oferecer bons preços para aumentar a conversão de clientes. Além disso, com o desenvolvimento dos dispositivos móveis, é essencial a adequação de um aplicativo ou site responsivo. A adesão à inovação e novas tecnologias é um caminho que poderá levar ao sucesso de vendas online.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.