HABILIDADES SOCIAIS E SAÚDE MENTAL DE UNIVERSITÁRIOS DA FACIG, NOS CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE

Laís da Silva Huebra, Iara Duarte Moreira, Juliana Santiago da Silva, Márcio Rocha Damasceno

Resumo


O presente trabalho aborda temas de extrema relevância, através de pesquisas realizadas sobre a qualidade de vida e o bem-estar dos estudantes universitários, da área de Exatas, Humanas e Saúde, da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu - FACIG, situada na cidade de Manhuaçu, no Estado de Minas Gerais. No decorrer da pesquisa, foram levantados os principais fatores de Habilidades Sociais e as percepções de consequências nas interações dos universitários com a depressão e a ansiedade. Para isto, foi utilizado o QHC – Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários, onde as habilidades sociais e saúde mental foram mensuradas: da comunicação e do afeto, do enfrentamento em expressar sentimentos negativos, fazer e receber críticas e falar em público.

Texto completo:

Sem título

Referências


AGUIAR, S. M., VIEIRA, A. P., VIEIRA, K. M., AGUIAR, S. M., & NÓBREGA, J. O. (2009). Prevalência de sintomas de estresse nos estudantes de medicina. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 58(1), 34-38. DOI: http:// dx.doi.org/10.1590/S0047-20852009000100005

BRAGHIROLLI, E. M; PEREIRA, S; RIZZON L. A. Temas de Psicologia Social. 5° edição. Editora Vozes - 2002, 180 p.

BRANDÃO, Salina Alessandra. Desempenho acadêmico de universitários, variáveis preditotas: habilidades sociais, saúde mental, características sociodemográficas e escolares. Ribeirão Preto: 2016 Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-21032016-155145/pt-br.php Acesso em Outubro de 2018.

CALVETTI, P. U. et al. Psicologia da saúde e qualidade de vida: pesquisas e intervenções em psicologia clínica. Mudanças: psicologia da saúde, v. 14, n 2, p. 18-23, 2006. Disponível em: . Acesso em 20 mai. 2017.

CERCHIARI, EAN. Saúde mental e qualidade de vida em estudantes universitários. Campinas, 2004. [tese de doutorado]. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2004.

CROCETTI, Elisabetta, ERENTAITÉ, Rasa. ZUKAUSKIENÉ, Rita. Identity Styles, Positive Youth Development, and Civic Engagement in Adolescence. J Youth Adolescence DOI 10.1007/s10964-014-0100-4

CROUCH, Ronald. KEYS, Christopher B. MCMAHON, Susan D. Student–Teacher Relationships Matter for School Inclusion: School Belonging, Disability, and School Transitions. ISSN: 1085-2352 (Print) 1540-7330 (Online) Journal homepage: http://www.tandfonline.com/loi/wpic20

FLECK, M. P. A.; Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-bref". Revista de Saúde Pública. São Paulo: v. 34, N. 2. 2000. Disponível em: . Acesso em: 20 de maio de 2017.

GALAND, Benoît. HOSPEL, Virginie. Peer victimization and school disaffection: Exploring the moderation effect of social support and the mediation effect of depression. British Journal of Educational Psychology (2013), 83, 569–590.

GOFFMAN. Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 10. ed. Rio de Janeiro; Vozes; 1975. 233 p.

LLAMAS, JD E MORGAN CONSOLI, M. (2012). The importance of familia for Latina/o college students: Examining the role of familial support in intragroup marginalization. Diversidade Cultural e Psicologia das Minorias Étnicas, 18 (4), 395-403. http://dx.doi.org/10.1037/a0029756 Acesso em Maio de 2018.

NIKOOYEH, Elika. ZARANI, Fariba. FATHABADI, Jalil. The mediating role of social skills and sensation seeking in the relationship between trait emotional intelligence and school adjustment in adolescents. Journal of Adolescence 59 (2017) 45-50. www.elsevier.com/locate/jado Acesso em Maio de 2018.

OWEN, Jesse. FINCHAM, Frank D. MANTHOS, Megan. Friendship After a Friends with Benefits Relationship: Deception, Psychological Functioning, and Social Connectedness. PMID: 23979784 DOI: 10.1007 / s10508-013-0160-7

PANFILIS, Chiara De. MEEHAN, Kevin B. CAIN, Nicole M. CLARKIN, John F. The relationship between effortful control, current psychopathology and interpesonal dificulties in adulthood. Comprehensive Psychiatri 54 (2013) 454-461 www.elsevier.com/locate/comppsych.

PINHO, Regina. Caracterização da clientela de um programa de atendimento psicológico a estudantes universitários. In: https://revista.psico.edu.uy/index.php/revpsicologia/article/view/282 Acesso em Maio de 2018

SACCHETTI, Gina M., ,LEFLER, Elizabeth K. ADHD Symptomology and Social Functioning in College Student. Journal of Attention Disorders 1 –11, 2014 SAGE Publications Reprints and permissions: sagepub.com/journalsPermissions.nav DOI: 10.1177/1087054714557355. Acesso em Maio de 2018.

SILVA, Alessandra Turini Bolsoni e LOUREIRO, Sonia Regina. QHC. São Paulo: Ed. Hogrefe Cetepp 2015.

SILVA, Alessandra Turini Bolsoni e LOUREIRO, Sonia Regina. O Impacto das Habilidades Sociais para a Depressão em Estudantes Universitários. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2016, vol.32, n.4, e324212. Epub June 22, 2017. ISSN 0102-3772. http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e324212.

Acesso em Maio de 2018.

SILVA, Alessandra Turini Bolsoni e LOUREIRO, Sonia Regina. Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa Abr-Jun 2016, Vol. 32 n. 2, pp. 1-10 doi: http://dx.doi.org/ 10.1590/0102-3772e322211.

SMITH, James G. PhD, VILHAUER, Ruvanee P. PhD e CHAFOS, Vanessa, MA. Do military veteran and civilian students function differently in college? Publicado on-line: 07 nov 2016 https://doi.org/10.1080/07448481.2016.1245193 Acesso em Maio de 2018.

TARNOWSKI, M., & CARLOTTO, M. S. (2007). Burnout Syndrome in students of psychology. Temas em Psicologia, 15(2), 173-180.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.