OS MÉTODOS ATIVOS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACIG: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE E DIFICULDADES PRESENTES NA IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA

Gislaine de Cássia Romualdo, Humberto Vinício Altino Filho, Lídia Maria Nazaré Alves

Resumo


Tento em vista o quanto se faz importante a formação do professor no âmbito escolar atual, o presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de analisar a metodologia ativa de ensino, utilizada pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu na formação dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Baseando-se em diversos autores da área, foram apontadas algumas deficiências na educação que podem ser consideradas reflexos da formação docente, especialmente a do professor de matemática. Acredita-se que para haver um bom desenvolvimento do profissional de educação em sala de aula é preciso que ele seja preparado dentro das novas metodologias, que buscam priorizar o aprendizado em vez do ensino, que o professor atua como mediador do conhecimento entre outros pontos que também foram abordados na pesquisa. Além desta análise feita sobre o papel do professor na educação atual, foram analisados também os métodos ativos usados no curso de Matemática da FACIG e como estes métodos podem contribuir na formação docente, afim de preparar o aluno para atuar no novo cenário de educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.