ELABORAÇÃO DO MODELO SUSTENTÁVEL DE UM PRÉDIO EDUCACIONAL DO PONTO DE VISTA HÍDRICO

Emanuelle Pereira Faria, Glaucio Luciano Araujo

Resumo


O planeta tem vivenciado a maior crise hídrica já registrada. Visando a otimização do uso dos recursos hídricos, o trabalho desenvolvido modelou a redução de consumo de água em um prédio educacional e a minimização de desperdícios, contribuindo com o uso racional das bacias hidrográficas do município de Manhuaçu – Minas Gerais. Para tanto, foram realizados levantamentos das médias pluviométricas da região, bem como do consumo mensal da instituição, para fins de cálculo do volume de consumo do prédio e do volume de água a ser captada da chuva ou do reaproveitado de efluente que seria descartado. Diante dos resultados do estudo, o consumo anual do prédio pode ser reduzido drasticamente, diminuindo a demanda de consumo de água da bacia hidrográfica, fator importante, já que o município encontra-se com baixo volume hídrico em seus rios e reservatórios. Contribuindo com a conscientização da sociedade, a instituição motivaria seu grande número de alunos e funcionários a participar desse projeto de conscientização hídrica.

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