AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM ENFOQUE NA AVALIAÇÃO FORMATIVA

Silvana Cristina dos Santos, Cícero José Oliveira Guerra

Resumo


Este estudo teve como objetivo verificar se a prática da avaliação formativa de aprendizagem é conhecida e utilizada pelos docentes do ensino superior da Microrregião de Manhuaçu. Assim, teve a finalidade de acrescentar informações para a própria comunidade acadêmica, visando estudar o problema relatado, e à luz da literatura já existente, apontar caminhos e apresentar sugestões sobre o que se pode melhorar em termos de avaliação no ensino superior. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, de levantamento ou survey, com abordagem do tipo quantitativa e qualitativa.Participaram da pesquisa trinta docentes de três instituições de ensino superior da microrregião de Manhuaçu. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas e apoiando-se na teoria, de acordo com o objetivo do tema. Os questionários foram enviados por e-mail e alguns respondidos pessoalmente.Os resultados apontam para a necessidade de traçar novos caminhos. Ainda que seja a médio e longo prazo, as instituições precisam repensar e redefinir suas práticas avaliativas, e sendo possível, indica-se a inclusão dos processos formativos de avaliação. Deixou-se também como recomendação que as instituições invistam na educação continuada dos professores, principalmente nos aspectos metodológicos do ensino aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.