GESTÃO INTEGRADA: FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA COMPETITIVIDADE EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Sineira Ferreira Mendes, Tarcicio Mendel Almeida, Elisângela Freitas da Silva

Resumo


Diante de inúmeros agentes que influenciam diretamente nos resultados de um empreendimento, a implementação de um modelo de gestão integrada pode atuar na interligação dos processos, promovendo a melhoria da qualidade dos produtos/serviços, fortalecendo a imagem da empresa e contribuindo para o alcance da satisfação dos clientes.  Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da gestão integrada nas micro e pequenas empresas, como um processo de administração eficaz e eficiente e na interação entre os setores organizacionais para a vitalidade e o êxito das mesmas. Para tanto, foram realizadas entrevistas com micro e pequenos empresários do município de Carangola-MG. Foi observado que a maioria empreende de forma amadora, apenas com suas habilidades adquiridas através de experiências enquanto como funcionários de outras empresas ou da convivência com outras pessoas que já se encontram inseridas no mercado. Muitos relatos das entrevistas eram de que iniciaram seus empreendimentos sem nenhum planejamento ou pesquisa de mercado, apenas se aprimorando com a vivência empresarial diária. Assim, a ausência de um planejamento estratégico de negócios impossibilita que as ferramentas de gestão sejam aplicadas, e sendo constatado que os empreendedores mais jovens, se posicionam de forma mais ousada, são abertos às mudanças e buscam conhecimentos sendo primordial para o sucesso de muitas organizações.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, F.s. Desdobramento da função qualidade estruturando a satisfação do cliente. Revista de administração de empresas, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 47-55, out./1997.

AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua TIC 2017: Internet chega a três em cada quatro domicílios do país. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais. Acesso em: 13 out. 2019.

ALMEIDA, A. C. D. Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

BRAGA, Roberto. Fundamentos e Técnicas da Administração Financeira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

CASAS, A. L. L. Marketing de varejo. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: [s.n.], 1996.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 1. ed. São Paulo: MCGRAW-HILL, 1995.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.

CHIAVENATO, Idalberto. Vamos abrir um negócio? 1. ed. São Paulo: Makron Books, 1995.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

DAFT, Richard L. Administração. 1. Ed. São Paulo: pioneira Thomson Learning, 2005.

DRUCKER, Peter F. Desafios para o Século XXI. 1. Ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

DRUCKER, Peter F. Introdução à Administração. 1. Ed. São Paulo: Pioneira, 1984.

DRUCKER, Peter F. O Gestor Eficaz. 11. Ed. São Paulo: LTC, 1990.

FACIONI, Ligia. DNA Empresarial: identidade corporativa como referência estratégica. 1. Ed. São Paulo: Integrare, 2010.

FOLHA DE SÃO PAULO. Desemprego cai, mas renda média diminui e crescem trabalhadores informais. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/07/taxa-de-desemprego-cai-e-fica-em-12-no-segundo-trimestre-de-2019.shtml. Acesso em: 30 ago. 2019.

GERBER, Michael E. O Mito do Empreendedor. 1. Ed. São Paulo: Fundamento, 2014.

GLOBO.COM G1. 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2018/09/18/9-em-cada-10-profissionais-sao-contratados-pelo-perfil-tecnico-e-demitidos-pelo-comportamental.ghtml. Acesso em: 3 set. 2019.

KARTAJAYA, P. et al. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI. 6. Ed. São Paulo: Futura, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 1996.

KURTZ, Louis E.; L, David. Marketing Contemporâneo. 1. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

KWASNICKA, Eunice Lavaca. Teoria Geral da Administração. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1987.

MORETTI, Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas”. 2019. Disponível em: https://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas. Acesso em 01/10/19.

OLIVEIRA, D. D. P. R. D. A Moderna Administração Integrada: abordagem estruturada, simples e de baixo custo. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

OLIVEIRA, D. D. P. R. D. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologias e práticas. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, D. D. P. R. D. Planejamento Estratégico: conceito, metodologia e práticas. 15. Ed. São Paulo: Atlas, 2001.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas 2004.

PETER, G. A. C. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

RICHARDSON, Ribeiro Janny. Pesquisa social: métodos e técnicas. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SCHIMIDT, Paulo. Controladoria: agregando valor para a empresa. 1. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SEBRAE. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. Disponível em: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/micro-e-pequenas-empresas-geram-27-do-pib-do-brasil,ad0fc70646467410VgnVCM2000003c74010aRCRD. Acesso em: 5 abr. 2019.

TEIXEIRA, J.d.; M, R. Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte. Caderno de Pesquisa em Administração, SÃO PAULO, v. 10, n. 1, p. 31-42, out./2003.

VERGARA, Sylvia Constant. MÉTODOS DE COLETA DE DADOS NO CAMPO. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.