RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CAPOEIRA EM PROJETOS SOCIAIS

Letícia Nora Henri Guitton, Yolanda Schiavo Schettino de Oliveira Borges, Kenia Tamara Martins Viana, Flávio Cunha de Faria, Emanuelle Gama Dutra, Juliana Santiago da Silva

Resumo


Políticas públicas sociais são de grande importância para a qualidade de vida da população. No entanto, no Brasil elas se encontram aquém do necessário. O envolvimento de crianças e adolescentes em projetos culturais e esportivos proporcionam um impacto positivo na vida desses indivíduos. Nesse contexto, a capoeira tem sido empregada em projetos sociais por ser uma atividade dinâmica de cunho cultural. Objetiva-se aqui apresentar uma atividade desenvolvida durante a extensão junto ao Projeto Novo Horizonte, na qual capoeiristas explicaram sobre o dia da Consciência Negra, a história e a importância da capoeira para a formação da identidade cultural brasileira, e abordaram o respeito às diferenças, bem como realizaram uma roda de capoeira com os participantes do projeto. Com isso, foi possível observar a importância da introdução de práticas esportivas em projetos sociais, como no caso da capoeira no Projeto Novo Horizonte, sendo capaz de transformar vidas por meio de sua disciplina e ensinamento, de forma dinâmica e divertida.

Texto completo:

PDF

Referências


CONCEIÇÃO, C. S. R.; PALHARES, L. R. Refletindo sobre Projetos Esportivos Sociais e a Capoeira. Licere, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, dez 2014.

COUTO, A.C.P.; COUTO, M.A. A gestão de projetos sociais e o lazer. In: ISAYAMA, H.F.; SILVA, S.R. (Org.). Estudos do lazer: um panorama. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011, p.81-95.

MELLO, A.S.; FERREIRA NETO, A.; VOTRE, S.J. Intervenção da Educação Física em projetos sociais: uma experiência de cidadania e esporte em Vila Velha (ES). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.31, n.1, p.75-91, 2009.

MORAES, E. L. F. CONTRIBUIÇÃO DA CAPOEIRA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: a experiência de um Centro Integrado de Educação Pública em Santa Bárbara d’Oeste/SP. 2016. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), São Paulo, 2016.

NETO, P.C.O. O perfil dos escolares da educação infantil, praticantes de capoeira, em relação às variáveis psicomotoras. Trabalho de Conclusão de Curso, Curso de Educação Física, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Uruguaiana, 2007. Disponível em: .

NOGUEIRA, S.G. Processos educativos da capoeira angola e construção do pertencimento étnico-racial. 2007. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.

PALHARES, L. R. Capoeira e Projetos Sociais. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas. n. 1, Ano I, mai. 2012.

PALHARES, L.R. Educação e cultura popular: inclusão social pela capoeira. Licere, Belo Horizonte, v.10, n.3, dez./2007. Disponível em: .

REIS, A.L.T. Educação física e capoeira: saúde e qualidade de vida. Brasília: Thesaurus, 2001.

SILVA, P.C.C. Capoeira e educação física: uma história que dá jogo... primeiros apontamentos sobre suas inter-relações. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 1, p. 131-145, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.