A LIDERANÇA ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Mainara Pereira Temóteo, Andrea Christina Silva Berbert Tomaz Alhan, Eduardo Barros Nascimento, Lucas De Oliveira Barbara, Roberta Mendes von Randow

Resumo


Compreendendo a necessidade e importância de formar enfermeiros críticos, reflexivos e humanistas, a comunidade acadêmico-científica têm fundamentado o conhecimento por meio do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para sua futura atuação: tomada de decisão, liderança, gerenciamento de conflitos e comunicação, onde o acadêmico é responsável por construir o próprio conhecimento, facilitando o aprendizado e formando um perfil crítico e reflexivo (SOUZA, 2017). Este estudo refere-se a uma revisão bibliográfica com dados obtidos por meio de consulta na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando-se dos seguintes Descritores em Ciências de Saúde (DESCs): “Enfermagem” and “Liderança” and “Graduação”. Foram utilizados alguns critérios de seleção, onde o assunto principal se refere a “Competência Profissional”, “Estudantes de Enfermagem” e “Liderança”. Objetiva-se descrever os aspectos gerais da liderança no contexto de atuação do enfermeiro(a) e descrever e analisar estratégias de desenvolvimento da liderança durante a formação acadêmica. Os resultados encontrados na literatura apontam para necessidade de pesquisa científicas que abordem a temática da liderança junto a acadêmicos e profissionais de enfermagem, sendo que a liderança é uma competência que abrange aprendizagem contínua.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRIGUE, Karen Cristina Kades; TRINDADE, Letícia de Lima; AMESTOY, Simone Coelho. Formação acadêmica e educação permanente: influências nosestilos de liderança de enfermeiros. Rev. pesqui. cuid. fundam.(Online), v. 9, n. 4, p. 971-977, 2017. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/5534> Acesso em 16 de Outubro de 2019.

CAMARGO, Fernanda Carolina et al. Técnicas empreendidas para difusão da prática baseada em evidências entre enfermeiros hospitalares. REME rev. min. enferm, v. 21, 2017. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1139. Acesso em 10 de Outubro de 2019.

GVOZD, Raquel et al. Uso de dinâmica de grupo como estratégia de abordagem do tema liderança saudável. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v. 7, 2017. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1262. Acesso em 10 de Outubro de 2019.

KNOP, Andréa Lima; DE MARTIN GAMA, Bernadete Marinho Bara; SANHUDO, Nádia Fontoura. Acadêmicos de enfermagem e o desenvolvimento da liderança: desafios enfrentados no estágio curricular. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v. 7, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1378. Acesso em 01 de Outubro de 2019.

SOUZA, Joana Darc Fialho de et al. O ensino crítico reflexivo para a tomada de decisão na formação do enfermeiro: uma questão de competências. 2017. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4003. Acesso em 02 de Outubro de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.