A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DO MÉTODO JIGSAW NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Humberto Vinício Altino Filho, Moisés Luiz Gomes Siqueira, Érika Dagnoni Ruggiero Dutra

Resumo


Os modelos de aprendizagem cooperativa estão sendo amplamente difundidos pelas pesquisas em educação. Nesse sentido, este estudo busca conhecer as percepções dos professores do Ensino Fundamental e Médio, de uma escola privada na Zona da Mata mineira, sobre a utilização do método cooperativo Jigsaw. Para tanto, realizou-se uma discussão sobre as demandas educacionais da atualidade, com base em Delors (2000) e Morin (2000) e, para a coleta de dados, foi aplicado um questionário para os professores que empregaram essa metodologia em suas aulas. Os resultados apontam que o método Jigsaw contribui para o desenvolvimento e/ou potencialização de habilidades importantes, por meio da aprendizagem entre pares.

Texto completo:

PDF

Referências


ARONSON, E. et al.. The Jigsaw classroom. Beverly Hills: Sage, 1978.

DELORS, J. (org.). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Editora Cortez, 7ª edição, 2012.

FATARELI, E. F. et al. Método cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nona na Escola, v. 32, n. 3, ago. 2010.

GOMES, E.; BOSCAINO, E. G.; SILVA, B. A. O Método Jigsaw e a mobilização de estilos de pensamento matemáticos por estudantes de Engenharia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 6, p. 22-32, 2015.

MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

SÁ, D. M. B. Aprendizagem Cooperativa - Aplicação dos métodos Jigsaw e Graffiti Cooperativo com alunos do 5º ano de escolaridade. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança, 2015.

SANTIAGO, S. A. Ensino da Meiose: o que o aluno dos cursos de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde aprendem e o que deveriam aprender. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Estrutural) – Instituto de Biologia, UNICAMP, 2018.

TEODORO, D. L. Aprendizagem cooperativa no ensino de química: Investigando uma atividade didática elaborada no formato Jigsaw. São Carlos, 2011.

VIEIRA, P. N. B. Estratégias Alternativas de Ensino-Aprendizagem na Matemática: estudo empírico de uma intervenção com à aprendizagem cooperativa, no contexto do ensino profissional (Dissertação). 271 f. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.