EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UMA ANÁLISE CRONOLÓGICA, PRÁTICA E LEGAL

Luciana Vieira da Silva, Marcelo Ivanir Pereira

Resumo


Para entendermos como surgiu a educação inclusiva no Brasil, amenizando a segregação cultural dos indivíduos portadores de alguma necessidade especial, precisamos contextualizar o assunto. A educação no país enfrenta grandes dificuldades, pois além de não haver um investimento correto nas políticas públicas educacionais comuns, imaginem na esfera de educação especial. Sendo assim, este estudo objetiva descrever um histórico evolutivo da inclusão da educação especial como política pública de ensino para compreendermos o surgimento da preocupação do Estado com os alunos portadores de necessidade especiais, bem como fazer uma análise do fator social na vida destes indivíduos e na própria sociedade. Torna-se necessário esse prévio conhecimento para então delimitarmos o assunto e conferirmos didaticamente como o poder público passou a tratar o tema e tomar as medidas necessárias para amenizar o impacto social. Por fim, há uma breve análise do resultado de inclusão destes alunos que partem de uma escola totalmente segregada e incluem-se na escola tradicional, enfrentando os desafios que vão além do ambiente escolar e do preparo para os professores que lidarão com essas miscelâneas na sala de aula.

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