CARÊNCIA DE VITAMINAS B9 E B12 NA GRAVIDEZ: ANEMIA MEGALOBLÁSTICA

Thâmella Barbosa Ferreira, Izadora Zucolotto Zampiroli, Bianca Perim Bernardo, João Luís Magalhães de Albuquerque, Renata De Freitas Mendes

Resumo


A Organização Mundial de Saúde (OMS), define anemia como situação clínica na qual ocorre ampliação ou atenuação do tamanho, da dimensão, das hemácias e que pode estar atrelada ou não à diminuição da concentração de hemoglobina. A anemia megaloblástica, a segunda causa mais frequente de anemia em gestantes, é um tipo de anemia macrocítica, que tem como causas a carência de vitamina B9, conhecida como ácido fólico e de vitamina B12, que é a cobalamina. Há casos também da ocorrência dessa anemia por uso de medicamentos. Na gestante, é necessário o diagnóstico rápido dessa anemia, para que diminua o risco de problemas para a mãe e o filho. Os perigos da falta de ácido fólico na gravidez, é principalmente o mal fechamento do tubo neural do feto, e a carência de B12, o principal é problemas neurológicos na criança. Exemplo dos sintomas que a mãe pode ter ao estar com a anemia megaloblástica são fraqueza, cansaço, queilite, glossite, sintomas neurológicos e perda do apetite. O diagnóstico é clínico e laboratorial, sendo encontrado principalmente no exame, hemoglobinas abaixo do valor normal e neutrófilos hipersegmentados. O tratamento é uso de ácido fólico, ou de vitamina B12, e caso seja medicamentosa, recomenda-se a diminuição da dose, além do tratamento alimentar, recomendando uma alimentação rica em vitaminas que estão com carência no organismo. Assim, atualização sobre o tema e discussão por alunos da área de saúde e profissionais é crucial para possibilitarmos entendimento sobre essa patologia.

Texto completo:

PDF

Referências


AREIA, A.L.; SILVA,C.N.; SERRANO, F.; MAIROS, J.; GUIMARAES, M.; CLODE, N. Anemia na gravidez e no puerpério, normas de orientação da SPOMMF. Acta Obstet Ginecol Port vol.13 no.2 Coimbra jun.2019.

CÓRTES, M.H.; VASCONCELLOS, I.A.L.; COITINHO, D.C. Prevalência de anemia ferropriva em gestantes brasileiras: uma revisão dos últimos 40 anos. Revista de Nutrição. Disponível em https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/27560/1/v22n3a11.pdf . Acesso em: 11 set.2020.

DA SILVA, N. P. Anemia megaloblástica em gestantes: fisiopatologia e diagnóstico. Monografia (Pós-graduação) – Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa, CCE, Recife, 2016. 616.155.194 CDU (2.ed.).

DE MELLO, M.; ZANCANARO, V.; BELLAVER, E. H. Determinação do perfil aêmico ferroprivo e megaloblástico em gestantes atendidas pelo Serviço Público Materno Infantil de um município do meio oeste catarinense. Revista RBAC. Disponível em http://www.rbac.org.br/artigos/determinacao-do-perfil-anemico-ferroprivo-e-megaloblastico-em-gestantes-atendidas-pelo-servico-publico-materno-infantil-de-um-municipio-do-meio-oeste-catarinense/. Acesso em: 11 set.2020.

FILHO, A.A.M.; OLIVEIRA, V.K. ABCMED, 2014. Anemia megaloblástica: definição, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, prevenção. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2020

FRIEL, L.A. Anemia na gestação. Disponível em https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/ginecologia-e-obstetr%C3%ADcia/gesta%C3%A7%C3%A3o-complicada-por-doen%C3%A7as/anemia-na-gesta%C3%A7%C3%A3o#:~:text=A%20defici%C3%AAncia%20de%20folatos%20(%20Anemias,defici%C3%AAncia%20for%20moderada%20ou%20grave. Acesso em: 11set.2020.

JUNIOR REBELLO, R. Anemias megaloblásticas. Disponível em http://www.ciencianews.com.br/arquivos/ACET/IMAGENS/biblioteca-digital/hematologia/serie_vermelha/anemia_vitamina_b12/13.pdf. Acesso em: 11 set.2020.

KIM, S. Disponível em https://www.healthline.com/health/megaloblastic-anemia. Acesso em: 11 set.2020.

MONTEIRO, M.D.; FERREIRA, N. F.; MARINS, F.R.; DE ASSIS, I.B. Anemia megaloblástica: revisão de literatura. Revisa Saúde em foco – edição n°11- ano: 2019.

SOUZA, A.I.; FILHO, M.B.; FERREIRA, L.O.C. Alterações hematológicas e gravidez. Ver. Bras. Hematol. Hemoter. v. 24, n. 1,2002.

TORRES, N.S.P.; ARAUJO, K.; BRINHOLI, F.F. Principais tipos de anemia em gestantes. Congresso nacional de extensão universitária, 5; encontro de atividades científicas da Unopar, 14.,2011, Londrina. Anais... Londrina: Unopar, 2011. 1 CD-ROM. ISSN 2176-2147.

ZANCHETT, C. Alimentos ricos em vitamina B12. Disponível em https://my.oceandrop.com.br/alimentos-ricos-em-vitamina-b12/. Acesso em: 11 set.2020.

ZANIN, T. 16 alimentos ricos em ácido fólico e valores de referência. Disponível em https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-acido-folico/. Acesso em: 11 set.2020.

ZAGO, M.A.; FALCÂO, R.P.; PASQUINI, R. Carências de folatos ou vitamina B12. Anemias Megaloblásticas. Tratado de hematologia, cap 18, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.