EROSÃO DO SOLO EM UMA PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE ABRE CAMPO (MG)

Ana Luiza da Silva Santana, Glaucio Luciano Araujo

Resumo


O solo é um recurso natural de alta importância socioeconômica e ambiental. As práticas agrícolas inapropriadas são responsáveis em grande parte pelo processo de erosão, colaborando para a degradação do solo e a baixa produtividade. A erosão resultante da ação do impacto da gota de chuva e do escoamento superficial sobre o solo é a principal forma de degradação dos solos no Brasil, além do deslocamento das partículas de solo, transportando os nutrientes, a matéria orgânica e os defensivos agrícolas, causando prejuízos na atividade agrícola. O uso irregular do solo na agricultura é uma das principais causas da degradação do solo o desconhecimento dos fatores, clima, relevo e tipologia do solo onde a propriedade rural está inserida piora essa situação. Este artigo propõe estudo sobre o solo, degradação pela erosão, tipos e fatores que ocasionam a erosão e levantamento de dados de áreas agrícolas com enfoque nos processos de erosão no município de Abre Campo - MG.

Texto completo:

PDF

Referências


BACELLAR, L. de A. P. Processos de formação de voçorocas e medidas preventivas e corretivas. Ouro Preto: UFOP, 2006.

CABRAL, V. et al. Seleção de espécies leguminosas fixadoras de nitrogênio para utilização na recuperação de áreas mineradas pela Companhia Vale do Rio Doce. In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADAS: ÁGUA E BIODIVERSIDADE, 5, 2002, Belo

Horizonte. Anais... Belo Horizonte: SOBRADE, 2002. p. 463-465.

CARDOSO, R. S. B.; PIRES, L. V. Voçorocas: processos de formação, prevenção e medidas corretivas. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2010.

CAPUTO, H. P. Mecânica dos solos e suas aplicações: fundamentos. 6. ed., vol. 1. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1998.

GOULART, R. M. et al. Caracterização de sítios e comportamento de espécies florestais em processo de estabilização de Voçorocas. Cerne, v.12, n. 1, p. 68- 79. Lavras, 2006.

MATHIAS, D. T. et al. Avaliação de técnicas de monitoramento de processos erosivos acelerados em área peri-urbana: São Menezes, S.M. Geotecnia aplicada a projetos: estruturas de contenção em taludes. Lavras: UFLA/FAEPE, 2002.

OLIVEIRA, M. A. T. de. Processos erosivos e preservação de áreas de risco de erosão por voçorocas.

RESENDE, M. et al. Pedologia: base para distinção de ambientes. Viçosa: NEPUT, 1995.

Erosão do solo pela atividade agrícola disponivel em : http://monografias.brasilescola.uol.com.br/agricultura-pecuaria/erosao-solo-pela-atividade- agricolal.htm. Acesso em 07 de outubro de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.