MERCADO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS DE UMA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE AGRICULTORES FAMILIARES NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU-MG

Dilson Fagundes Ribeiro, Lázaro Adão Lima, Vilma Matias

Resumo


As políticas recentes de compras governamentais, tais como Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), trouxeram oportunidades significativas de acesso a mercados para associação de agricultura familiar no Brasil. O objetivo deste trabalho foi estudar a comercialização de alimentos de um associação de agricultores familiares e o mercado de compras governamentais, avaliar as condições higiênico-sanitárias da comercialização de alimentos. Foram elaborados dois questionários. O primeiro questionário abordou questões que versavam sobre os seguintes aspectos: produtivos, gerenciais, informações sobre a organização do quadro social, informações financeiras, acesso ao crédito e assistência técnica. O segundo questionário buscou avaliar as condições higiênico-sanitárias sobre a comercialização de alimentos segundo as normas da RDC n° 275 e RDC n° 216. Os resultados mostraram que participam da associação de agricultores familiares cerca de 55 famílias e que o volume de vendas aumentou nos dois últimos anos de venda. Cerca de 20 mulheres revezam na produção da agroindústria da associação, o que evidencia a importância do PNAE para inclusão social. Portanto, a adesão ao PNAE e ao PAA proporcionou melhoria na qualidade de vida e aumento de renda dos agricultores.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, R. B.; DINIZ, W. J. S.; SILVA, P. T. V.; ANDRADE, L. P.; DINIZ, W. P. S.; LEAL, J. B. G.;

BRANDESPIM, D. F.; Condições higiênico-sanitárias da comercialização de carnes em feiras livres de Paranatama, PE, Alimentos e Nutrição, v. 22, n. 4, p. 585-592, 2011.

AZEVEDO, E.; SCHMIDT, W.; KARAM, K. F. Agricultura familiar orgânica e qualidade de vida. Um estudo de caso em Santa Rosa de Lima, SC, Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 6, n. 3, p. 81-106, 2011.

BEIRÓ, C. F. F.; SILVA, M. C. Análise das condições de higiene na comercialização de alimentos em uma feira livre do Distrito Federal. Universitas: Ciências da Saúde, v. 7, n. 1, p. 13-28, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. 2ª Edição. Brasília: Ministério da Educação, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n° 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Diário Oficial da União – Seção 1. Brasília, DF, 17 de junho de 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n° 275, de 21 de outubro de 2002. Aprova o Regulamento Técnico sobre Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Diário Oficial da União – Seção 1. Brasília, DF, 06 de novembro de 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n° 216, de 15 de setembro de 2004. Aprova o Regulamento Técnico sobre Boas Práticas de Fabricação para Serviços de Alimentação. Diário Oficial da União – Seção 1. Brasília, DF, 15 de setembro de 2004.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Lei nº 11.326/2006, de 25 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União – Seção 1. Brasília, DF, 25 de julho de 2006.

CAMPOS, R. A. Agricultura Familiar e políticas públicas: avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE no município de Campina da Lagoa/Pr. 51 pg. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, CURITIBA, 2011.

CAVALLI, S. B.; SALAY, E. Gestão de pessoas em unidades produtoras de refeições comerciais e segurança alimentar. Revista de Nutrição, v. 20, n. 6, p. 657-667, 2007.

COSTA, B. A. L.; AMORIM JÚNIOR, P. C. G.; SILVA, M. G. As cooperativas de agricultura familiar e o mercado de compras governamentais em Minas Gerais. Revista Economia e Sociologia Rural, v. 53, n. 1, p. 109-126, 2015.

LUNDGREN, P. U.; SILVA, J. A.; MACIEL, J. F.; FERNANDES, T. M. Perfil da qualidade higiênico- sanitária da carne bovina comercializada em feiras livres e mercados públicos de João Pessoa/PB – Brasil. Alimentos e Nutrição, v. 20, n. 1, p. 113 – 119, 2009.

MARQUES, A. A.; FERNANDES, M. G. M.; LEITE, I. N.; VIANA, R. T.; GONÇALVES, M. C.;

CARVALHO, A. T. Reflexões de agricultores familiares sobre a dinâmica de fornecimento de seus produtos para a alimentação escolar: o caso de Araripe, Ceará. Revista Saúde e Sociedade, v. 23, n. 4, p. 1329-1341, 2014.

NETO, A. F. O Marketing como sistema de gestão aplicado à agricultura familiar. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. 2011.

RIBEIRO, A. L. P.; CERATTI, S.; BROCH, D. T. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a participação da agricultura familiar em municípios do Rio Grande do Sul. Revista Gestão e Desenvolvimento em Contexto, v. 01, n. 01, p. 36-49, 2013.

RIBEIRO, D. F.; RODRIGUES, R. S. Avaliação das condições higiênico-sanitárias na comercialização de frutas e hortaliças no município de Manhuaçu, Minas Gerais. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 12, n° 1, p.85-89, 2017.

RODRIGUES, D. M. S. Perfil-higiênico sanitário de feiras-livres do Distrito Federal e avaliação da satisfação dos seus usuários. 2004. 64 f. Monografia (Especialização em Qualidade de Alimentos), Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

SILVA, M. G.; DIAS, M. M.; AMORIM JÚNIOR, P. C. G. Mudanças organizacionais em empreendimentos de agricultura familiar a partir do acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. Revista Saúde e Sociedade, v. 53, n. 2, p. 289-304, 2015.

SOARES, I. F.; MELO, A. C.; CHAVES, A. D. C. A agricultura familiar: uma alternativa para o desenvolvimento sustentável no município de Condado-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 3, n. 1, p. 56-63, 2009.

SOARES, P.; MARTINELLI, S. S.; MELGAREJO, L.; CAVALLI, S. Fornecimento de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar: o exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 20, n. 1, p. 41-51, 2013.

TRICHES, R. M.; SCHNEIDER, S. Alimentação escolar e agricultura familiar: reconectando o consumo à produção. Saúde e Sociedade, v. 19, n. 4, p. 933-945, 2010.

TURPIN, M. E. A alimentação escolar como fator de desenvolvimento local por meio de apoio aos Agricultores familiares. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 16, n. 2, p. 20-42, 2009.

XAVIER, A. Z. P.; VIEIRA, G. D. G.; RODRIGUES, L. O. M.; VALVERDE, L. O.; PEREIRA, V. S.

Condições higiênico-sanitárias das feiras-livres do município de Governador Valadares. 2009. 94f. Monografia (Curso de graduação em Nutrição) – Universidade do Vale do Rio Doce, Minas Gerais, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.