A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Emanuel Fernandes Vieira Freitas, Douglas Alexandre A. da Silva, Luciana Rocha Cardoso, Gabriela Carolina Antunes, Andréia Almeida Mendes, Ezequias Ferreira de Souza

Resumo


Ao ser observada com olhos tecnológicos, percebem-se novas variáveis na educação antes não vislumbradas, novas metodologias de ensino, conforto, praticidade, mobilidade, torna-se um ponto forte da tecnologia que amplifica a comunicação tal qual se torna indispensável. Quando se aborda essa junção, não pode deixar de destacar os vários desafios que dificultam o uso da tecnologia na escola, pois, muitas vezes, a educação é mais tradicional do que inovadora, pode-se ressaltar também como exemplo o ensino a distância, pois, nessa modalidade, corre-se o risco de o aluno ter dificuldades com a matéria e acabar desanimando com os estudos. A respeito da internet, existe uma linha tênue que separa o bem e o mal, ou seja, o que realmente edifica, traz benefícios para a vida real, e o que traz riscos a saúde tanto física e psicológica dos usuários. Quando se refere a respeito do computador como meio de transmissão de informação ao aluno, estamos falando que a máquina está sendo utilizada na informatização dos processos de ensino existentes; logo há um grande evento que, se bem analisado, é uma coisa interessante de se pensar que é a conversão da informação em conhecimento.

Texto completo:

PDF

Referências


CHAVES, Eduardo. A tecnologia e a educação, 2007. Disponível em:

. Acesso em: 25 de out. 2016.

EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana. Geração Digital: Riscos e Benefícios das Novas Tecnologias para Crianças e Adolescentes; Rio de Janeiro: Ed Vieira & Lent, 2002.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de Pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LIMA, Telma Cristiane; MIOTO, Regina Celia. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe. Acesso em 27 de nov.2016.

MORAM, José. A integração das tecnologias na educação. In: MORAM, José.

A Educação que desejamos. Novos desafios e como chegar lá. 5.ed. Campinas: Papirus, 2013, p. 89-90.

MORAN, Jose Manuel. Como utilizar a internet na educação. Brasília, v.26, n.2, mai / aug.1997.

MORAN, José Manuel. Novos caminhos do ensino à distância. Informe CEAD - Centro de Educação à Distância. SENAI. Rio de Janeiro, 1994, n.5. out/nov/dez, p. 1-3.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Saúde de crianças e adolescentes na era digital;

outubro, 2016, n.1.

SOUSA, Cidoval Morais. Tecnologias digitas na educação. 21.ed. Campina Grande-PB: eduepb, 2011, 276 p.

VALENTE, José Armando. Informática na educação no Brasil: Analise e contextualização histórica; p.1-13.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.