SACI-PERERÊ: O PROCESSO DE CRIAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O IMAGINÁRIO

Leidiane Ezequiel de Souza, Rosemere Balde Veloso

Resumo


Este artigo insere-se na área de Literatura, mais especificamente na Literatura brasileira infanto-juvenil. Pretende-se ao longo deste estudo abordar pontos significativos, tais como o processo de criação do personagem Saci-Pererê, sua representatividade junto ao folclore brasileiro, a intencionalidade de Monteiro Lobato e sua contribuição para a construção do imaginário infantil. Objetivando embasar as pesquisas e levantamentos referentes a este tema, evidenciamos os teóricos Coelho (1993), Todorov (2010) e Câmara (2002) para que as investigações acerca dessa temática fossem iluminadas pelo posicionamento dos pesquisadores supracitados, possibilitando a partir destes estudos elucidar e reforçar a necessidade de voltar o olhar para a literatura infanto-juvenil, projetando sobre ela e sobre tudo que a envolve, a relevância necessária.

Texto completo:

PDF

Referências


Calvino,Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras,1993.p.10-11. CAMARA CASCUDO, Luís da. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

______.Geografia dos Mitos Brasileiros. São Paulo: Global, 2002.

______.Superstição no Brasil. São Paulo: Global, 2002.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Ática, 1993.

Editora de Pesquisas Site de Dicas. Folclore Brasileiro Ilustrado – O Mito do Saci Pererê. 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2017.

GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. A literatura Infantil e o pó de pirlimpimpim. In: Lendo e Escrevendo Lobato: LOPES, Eliane Marta Teixeira; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. (Orgs.). Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Pamplona, Fabiana. O folclore na obra de Monteiro Lobato. S/d. Disponível em:

. Acesso em 12 maio 2017.

OLIVEIRA, Luciano Flávio de. Giramundo: Representações Culturais, Imaginário Social e Mitologia Brasileira a Partir do Saci-Pererê. Conclusão do curso de Especialização em História da Cultura e da Arte, FAFICH/UFMG, 2007. Disponível em:. Acesso em 29 maio 2017.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.