A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DOS CLÁSSICOS PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA

Andressa Pimentel Porto, Kelly de Oliveira Freitas, Mariana Oliveira Martins, Tailane da Silva Santos, Lídia Maria Nazaré Alves

Resumo


O estudo do presente artigo tem como objetivo analisar os livros mais populares entre as crianças e como estes influenciam na formação da identidade das mesmas. Para tal, foi realizada pesquisas em escolas públicas, em que foram selecionados alguns contos de fadas que possuíam características comuns, para serem aplicados aos sujeitos de pesquisa. Sabe-se da importância da literatura ligada ao mundo infantil, pois é através desta que a criança se identifica com os personagens, observa as dificuldades em comum e cria soluções para possíveis dilemas, facilitando uma ponte que liga a realidade e ficção. No âmbito da Psicologia, analisa-se, também, o comportamento dentro do processo de formação da personalidade do indivíduo, percebendo como a leitura dos clássicos pode auxiliar na construção de uma identidade bem estruturada. Sendo assim, a literatura ajuda na inclusão do indivíduo na sociedade, uma vez que estimula seu pensamento crítico e seu potencial de identificar e solucionar os possíveis desafios que poderão surgir no seu cotidiano.

Texto completo:

PDF

Referências


CALVINO, Ìtalo. Porque ler os Clássicos. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. COELHO. N. N.; Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

FERREIRA. C. F.; PRETTO. V. A importância da utilização da leitura infantil para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Disponível em: < jne.unifra.br/artigos/4749.pdf. Acesso em: 21 de junho de 2017.

MENEGON, Andréia Arruda. LOPES, Shirlen. SCHORNOBAY, Silvana Reifur. O mundo encantado da literatura infantil. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXIV, Nº. 000066, 16/10/2014.

PADILHA. M. C. E.; A importância da literatura infantil na formação de uma sociedade de leitores; Disponível em: < www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-contente/uploads/2014/01/Elisangela- Carboni-Marafigo-Padilha.pdf > Acesso em 22 de junho de 2017.

SILVA. L. A. M.; BARROS. B. R.; NASCIMENTO. M. A. T.; A importância dos contos de fadas na educação infantil, 2012. Disponível em: < editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/5e5468d712b760f00aa4c978d7cf43ed_479.pdf > Acesso em: 20 de junho de 2017.

TELES. A. D.; SOARES. B. S. P. M.; A literatura infantil nos anos inicias do ensino fundamental,

Disponível em:

Acesso em: 21 de junho de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.