A ENGENHARIA DE MÉTODOS APLICADA A UMA EMPRESA DE PRODUÇÃO DE TORRADORES DE CAFÉ PARA ANÁLISE DA CAPACIDADE PRODUTIVA

Marcone de Paula Mendes, Glaucio Luciano Araujo

Resumo


O estudo dos métodos de trabalho, envolvendo atividades e tarefas da rotina de um processo produtivo, é fundamental na determinação da capacidade produtiva e também na padronização dos procedimentos operacionais. Sua utilização numa empresa metalúrgica que produz máquinas para torrefação de café é de suma importância para dimensionar a produção e os prazos de entrega das máquinas vendidas, uma vez que a empresa utiliza o sistema pull de produção. Além disso, os métodos artesanais da empresa em estudo possuem riscos envolvidos e algumas variáveis dimensionais, o que também justifica a padronização do processo e dos produtos. Desta forma, será feito um estudo das atividades do processo de produção de torradores de café, e também do layout das instalações industriais da empresa, com o objetivo de analisar o ritmo de trabalho dos colaboradores, definir tempo-padrão para produção das peças que compõem a máquina, assim como tolerâncias de tempo pertinentes às atividades exercidas e propor metas de produção com o objetivo de aumentar a produtividade da equipe. Além de identificar o gargalo da produção que limita a capacidade produtiva e tentar balancear o processo, minimizando o efeito do gargalo e aumentando a produção mensal de máquinas. Assim, ao potencializar as melhorias referentes ao desenvolvimento da produção, verifica-se que o desenvolvimento da pesquisa de métodos na organização analisada é de fundamental importância para que a mesma possa inovar em seus processos produtivos.

Texto completo:

PDF

Referências


BARNES, RALPH M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. americana. São Paulo: E. Blücher, 1977.

FIGUEIREDO Francisca Jeanne Sidrim de; OLIVEIRA Teresa Rachel Costa de; SANTOS Ana Paula bezerra Machado. Estudo de tempos em uma indústria e comércio de calçados e injetados LTDA. - XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Belo Horizonte, MG, Brasil, 2011.

GOLDRATT, Eliyahu M. A meta: um processo de aprimoramento contínuo. 9 ed., São Paulo: Educator, 1993

MOREIRA, DANIEL AUGUSTO. Administração da produção e operações. 2.ed. São Paulo: Cengace Learning, 2009.

SLACK, N. ETAL. Administração da produção. São Paulo: Editora Atlas, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.