CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM UM PORTADOR DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA EM OXIGENIOTERIA DOMICILIAR: UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO PONTE DA ALDEIA, MANHUAÇU (MG)

Josiane A. Laurindo, Thiara G.H.O. Pôncio, Luciane F. de Oliveira, Daniela Schimitz de Carvalho

Resumo


Os cuidados de enfermagem são essenciais e devem ser individualizados para promoção dos cuidados domiciliares, visa, entre outras ações, fornecer instruções ao paciente e familiar, o conhecimento com relação ao autocuidado. A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma patologia grave, crônica, causada principalmente pelo tabagismo. Quando bem gerenciada, o portador pode alcançar qualidade de vida. O papel da equipe de enfermagem, portanto, é de uma medida preventiva e educativa, bem como, melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem com a DPOC e faz uso de oxigênio domiciliar, proporcionar um ambiente silencioso, calmo, abrir as cortinas e as portas, limitar visitas, quando o paciente estiver com crise aguda de falta de ar, pois com redução de ruídos externos promove o relaxamento e reduzir sentimentos de sufocação; não deixar o paciente sozinho durante a crise, ele necessita de uma segurança caso precise de ajuda. Como alternativa para a redução do problema, o governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, poderia desenvolver um trabalho de educação por parte dos profissionais de enfermagem, para que os mesmos possam atuar na prevenção, na conscientização e na melhoria da qualidade de vida dos doentes, através de medidas educativas.

Texto completo:

PDF

Referências


BRUNNER & SUDDARTH, Manual de enfermagem médico-cirúgica. Revisão técnica Sônia Regina de Souza; tradução Patrícia LydieVoeux.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2015.

CARPENITO-MOYET, L. J. Planos de cuidados de enfermagem e documentação: diagnóstico de enfermagem e problemas colaborativos/ Lynda JuallCarpenito-Moyet; tradução: Ana Maria Vasconcellos Thorell, Regina Machado Garcez. - 5. ed.- Porto Alegre; Artmed, 2011.

Dispõe sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica; altera as Leis nos 9.991, de 24 de julho de 2000, 10.925, de 23 de julho de 2004, e 10.438, de 26 de abril de 2002; e dá outras providências.

JEZLER, S., et al.Ventilação mecânica na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada. Jornal Brasileiro de Pneumologia. São Paulo. Vol.33. julho. 2007.

KERKOSKI , E. et al. Grupo de convivência com pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica: sentimentos e expectativas. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2007 Abr-Jun; 16(2): 225-32.

MARCHIORI, R. C. et al. Diagnóstico e tratamento da DPOC exacerbada na emergência. Revista da AMRIGS, Porto Alegre, 54 (2): 214-223, abr.-jun. 2010.

OLIVEIRA, et al. DPOC: Doença Estável. PneumoAtual. UNIFESP. Novembro, 2007. Disponível em: http://www2.unifesp.br/dmed/pneumo/Dowload/DPOCDefinicoesEfaseEstavel.pdf, acesso em:05/10/2017


Apontamentos

  • Não há apontamentos.