MOBILIDADE URBANA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO PENDULAR DOS ALUNOS DO CURSO DE AEU-FACIG

Elizandra Heringer Batista, Fernanda Cota Trindade

Resumo


Manhuaçu recebeu uma série de melhorias a partir do século XX se estendendo até o final do mesmo, levando a cidade a se consolidar como polo regional. No final do século XX e início do XXI, a cidade se desenvolve a passos largos, são instalados novos comércios e serviços, provendo seu reconhecimento na microrregião. A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento de veículos e pessoas no espaço, que deslocam em busca de bens e serviços de qualidade, oportunidades de qualificação e empregos. Manhuaçu, polo educacional provoca movimento pendular de estudantes da sua microrregião e cidades do entorno, que impacta na mobilidade em escala urbana e regional. Um bom planejamento busca minimizar os impactos negativos da falta de mobilidade. A pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância da melhoria da mobilidade urbana para minimizar impactos do fluxo de tráfego regional e urbano dos estudantes. Tem se como metodologia a revisão bibliográfica, levantamentos qualitativos, levantamento de rotas e pesquisas de opinião. Comprova-se com a mostra analisada que a cidade converge grande número de alunos da microrregião em busca de ensino e que é necessário se repensar a mobilidade na cidade.

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