AVALIAÇÃO DE ESPAÇOS SOCIAIS, LAZER E CULTURA DA CIDADE DE LAJINHA-MG

Leonardo de Castro Alves Sobreira, Izadora Cristina Corrêa Silva

Resumo


Os espaços públicos de lazer coletivo tornaram-se o principal tema de estudo do presente trabalho que os analisam a fim de observar como se dá a vida nesses locais, seus usos e a qualidade desses ambientes em relação a qualidade de vida dos seus usuários, buscando compreender qual a função e o papel que eles exercem sobre a cidade e a população da cidade de Lajinha-MG. Utilizando-se de método qualitativo descritivo, a análise se estrutura com apoio bibliográfico a fim de um conhecimento específico acerca das consequências de um espaço mal utilizado e os benefícios que um local planejado e bem estruturado proporciona, utilizou-se também a observação in loco, análises de mapas comportamentais e levantamentos fotográficos no intuito de compreender como se dá os usos e apropriações dos espaços em diferentes horários. Percebe-se, então, que as más organizações dos espaços públicos influenciam de forma direta nos usos destes, tendo lazer escasso e ambientes desestimuladores, no qual percebemos a notória capacidade de reabilitação e reinfraestruturação desses espaços públicos estudados que são ofertados a população da cidade, em geral a cidade de Lajinha-MG, oferece ambientes propícios a novas áreas de lazer social nos quais possibilitará um uso amplo da cidade tornando-a mais viva, atrativa, estimulando a diversidade e fazendo com que a população tenha uma nova perspectiva desses espaços públicos abertos.

Texto completo:

PDF

Referências


DEGREAS, Helena. Algumas tipologias de espaços livres públicos praças átrios largos pátios. Disponível em: . Acesso: 26.maio. 2017.

EDUARDO, Agnaldo Adélio; CASTELNOU, Antônio Manuel Nunes. Núcleo de arquitetura, urbanismo e tecnologias. Revista Terra e Cultura. n.45, ano 23, ago./dez. 2007.

GEHL, Jan. Cidades para pessoas. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2013.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. História de Lajinha-MG.2010 Disponívelem:. Acesso em: 08.mar.2017.

JACOBS, Jane. Morte e Vida de Grandes Cidades. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

PINTO, Gabriela Baranowski, PAULO, Elizabeth, SILVA, Thaisa Cristina. Os centros culturais como espaços de lazer comunitário: O caso de belo Horizonte. Disponível em:. Acesso: 30.mar.2017.

SANTOS, Ana Carolina M. Figueira dos; MANOLESCU, Friedhilde M. K.. A importância do espaço para o lazer em uma cidade. In: XII Encontro latino americano de iniciação cientifica e VIII Encontro latino americano de pós-graduaçãouniversidade do vale do Paraíba. Disponível em:

. Acesso em: 08.mar.2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.