O SABER GLOBALIZADO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO DO ALUNO

Humberto Vinício Altino Filho, Lídia Maria Nazaré Alves

Resumo


Este artigo intenciona apresentar os resultados da pesquisa de Iniciação Científica que se propôs a abordar a proposta de protagonismo do processo educacional, pelo discente, considerando ser esta uma demanda da educação atual. Despertar no aluno o protagonista da aprendizagem é missão sine qua non dos educadores da contemporaneidade. Busca-se assim, mostrar caminhos para que tal abordagem seja realizada de fato, reconhecendo a necessidade de reformulação do pensamento e dos papéis do professor, no processo ensino aprendizagem. Além disso, procura-se relacionar essa faceta ativa do aluno na Educação Matemática, trazendo-a como sugestão, com o intuito de alcançar melhorias no desempenho dos alunos nessa disciplina, apresentando algumas sugestões de trabalho e metodologias. Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, tendo por base os estudos de Morin (2000; 2003); Piaget (1975); os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio e outros documentos da educação, a fim de disponibilizar informações sobre tal abordagem educacional. Posteriormente, foi aplicado um questionário sobre o protagonismo do aluno aos discentes e futuros professores do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG). Uma versão reduzida deste trabalho fora publicada nos Anais da IV Semana da Matemática da UPE, sob o título “O Protagonismo do Aluno na Educação Matemática: um olhar de futuros professores”.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.