MEMÓRIA, HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU SEGUNDO AS FONTES LOCAIS

Germano Moreira Campos, Leonardo Vieira Barbosa

Resumo


O presente trabalho, fruto do projeto de pesquisa intitulado “A História regional de Manhuaçu: seu povo e suas fontes”, visa apresentar como se deu a evolução da história da escola no Brasil fazendo um apanhado geral da virada do Império para a República. Será abordado como se caracterizava a educação no final do século XIX e início do século XX, contextualizando a cidade de Manhuaçu, localizada do leste mineiro mais conhecido como Zona da Mata, de maneira a apresentar como foi o desenvolvimento da região quanto à temática do desenvolvimento intelectual da sociedade. Observando os passos anteriores que o historiador deve seguir para contar sobre o passado de uma cidade, podemos perceber que há toda uma problematização e um pré-estudo sobre o que será estudado, sendo que a escolha das fontes documentais é de suma importância. A partir daí começa-se o estudo da cidade através de um acervo de imagens antigas do espaço em questão que, no caso desse estudo, consiste na cidade de Manhuaçu. Para tanto, o resultado do projeto de pesquisa, que consistiu na seleção, organização, catalogação e montagem de um acervo sobre a memória do município em questão, foi de suma importância para possibilitar novas pesquisas e estudos neste campo.

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