MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DOS COLABORADORE: ESTUDO EM UMA EMPRESA DO MUNICÍPIO DE VARGEM ALTA/ES

Micheli Assini Bergamin, José Mauro de Sousa Balbino, Sabrina Pereira Uliana Pianzoli, Mônica de Oliveira Costa, Farana Mariano

Resumo


Um dos maiores desafios das organizações é motivar as pessoas, faze-las comprometidas a alcançar os objetivos propostos e o rendimento esperado. Quando o colaborador não encontra na organização meios para se realizar, ele não terá a mesma motivação e empenho nas suas atividades, afetando de forma negativa a produtividade da empresa. O objetivo dessa pesquisa foi estudar a relação entre a motivação e a produtividade no trabalho, utilizando como estudo de caso uma empresa do ramo de metalurgia, considerando a teoria de Maslow e Herzberg. Para tanto foi aplicado um questionário, com intuito de identificar em qual proporção o estado motivacional dos colaboradores influencia a produtividade da empresa. Os resultados obtidos por meio da pesquisa permitiram identificar que a realização e crescimento pessoal são os fatores que mais motiva os colaboradores da Metalúrgica. Observou-se que a maioria se encontra motivada e satisfeita com o cargo/função que exerce, com as condições ambientais e carga horária. Da amostra de 14 respondentes, 92,86% consideram que seu estado motivacional influencia em algum momento a produtividade da empresa, sendo que essa influência pode ser tanto positiva quanto negativa, porém há uma predominância da forma positiva.

Texto completo:

PDF

Referências


CHIAVENATO, I. Introdução a teoria geral da administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

FIGUEIREDO, J. F. Motivação e produtividade no trabalho: um estudo de caso na empresa tabacaria e presentes. 2006. 44f. Monografia (Curso de Administração do UniCEUB) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

GIL, A.C. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2007. MASCARENHAS, S. A. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2.ed. Rio Grande do Sul: Feevale, 2013.

SEDREZ, B. C. A motivação dos colaboradores: um estudo de caso. 2008. Trabalho acadêmico (Graduação em Administração) – Estágio apresentado à disciplina de Estagio Supervisionado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

SILVA, S.G. Motivação e Produtividade no trabalho (o caso dos Estivadores do Porto da Praia). 2008. Monografia (Graduação em Sociologia) – Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Cabo Verde.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.