PLANEJAMENTO FINANCEIRO: COMO OS CONSULTORES DE BELEZA INDEPENDENTE MARY KAY DE MANHUAÇU/MG GERENCIAM SEU LUCRO

Neidiane Santiago Gomes, Fabrício Afonso de Souza, Cícero José Oliveira Guerra, Silvana Cristina dos Santos, Marluci Moraes Pereira

Resumo


Esta pesquisa objetivou identificar como os consultores de beleza independentes Mary Kay de Manhuaçu/MG gerenciam seu lucro, O estudo avaliou de que forma os consultores organizam suas finanças e se de fato recorrem ao planejamento financeiro para desenvolver suas ações comerciais, para que assim possa contribuir para que as pessoas tenham capacidade de organizar suas finanças. Para atingir o objetivo, a pesquisa utilizou o método de levantamento e foi classificada  como descritiva. O questionário foi aplicado a 54 consultores e consultoras de Manhuaçu/MG. Os resultados concluíram que a maior parte do grupo pertence ao sexo feminino e possuem de 20 a 35 anos, e estão iniciando a carreira como consultora de beleza independente; a maioria dos pesquisados não possuem conhecimento profundo na área de finanças. Nesse contexto ressalta-se que a população pesquisada necessita melhorar os conhecimentos acerca das finanças de modo a adotar ferramentas úteis da ciência contábil para gerenciar seus rendimentos e lucros.


Texto completo:

PDF

Referências


ABIHPEC. Setor brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos sofre queda real de 8% em 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2016.

ALMEIDA, M. I. R.; FALLER, L. P. Planejamento por cenários: preparando pequenas empresas do varejo de móveis planejados para um futuro competitivo. Revista de Administração. São Paulo, v.49, n.1, p.171-187, jan./fev./mar., 2014.

ALVES, M. H. F.; TORRES, F. de F. L. Finanças Comportamentais: Aplicações no Contexto Brasileiro. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 2, abr-jun, p.64-71, 2001.

ANDRADE, M. R. Despesas pessoais X despesas da empresa: Uma separação necessária. Disponível em: . Acesso em 10 out. 2016.

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da Ciência: Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson, 2006.

BARBOSA, H. M. A análise de demonstrativos financeiros como ferramenta para tomada de decisão nas micro e pequenas empresas. Scientia FAER, Olímpia - SP, Ano 2, Volume 2, 1º Semestre. 2010.

BESSA, D. Conjuntura Económica em 2008. Técnicos oficiais de Contas. Revista TOC, núm. 108. Portugal, 2008.

BIANCHINI, V. K.; MOTTA, G. A.; PINTO, P. R. S.; TRULHA, L. C.; YOSHINO, R. T. Ferramentas Utilizadas na gestão financeira: um estudo multi-casos em empresas do setor metal-mecânico. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão. Salvador, 2009.

BRYTO, K. K. C.; PONTES, H. F. Gestão financeira de vendas diretas através do uso de Sistema Gerencial Móvel: um estudo com consultoras independentes Mary Kay. Revistas Eletrônicas da Faculdade Estácio do Pará. Pará, 2015.

CERVO, A. l.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. COSTA, C. E. Consumismo: impactos para o bolso e para o planeta. Disponível em:

. Acesso em: 26 ago. 2016.

COUTINHO, R. E. T.; FERREIRA, S. L.; SILVA, T. L. B. H.; NOVIKOFF, C.; Silveira, I. L. F.

Liderança Feminina sob a luz de Mary Kay Ash. SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, XI. Rio de Janeiro, 2014.

COUTO, J. O. A. Orçamento empresarial e sua prática no Banco do Brasil S/A. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância. UFRGS, Pelotas, 2009.

CRUZ, A. Número de microempreendedores do mercado de beleza cresce 567%. Disponível em:

. Acesso em 26 ago. 2016.

DOMINGOS, R. Terapia financeira: quebre o ciclo de gerações endividadas e construa sua independência financeira. São Paulo: Elevação, 2007.

DUARTE, V. M. do N. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Disponível em:

. Acesso em 15 out. 2016.

FERNANDES, D.; IVO, S. RAMOS, R.; ROCHA, E. O Orçamento: Ferramenta de controle ou limitador de crescimento? Um caso prático de uma multinacional. Trabalho Interdisciplinar apresentado às disciplinas do 5º Período do Curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010.

FERREIRA, V. R. de M. Psicologia econômica: como o comportamento econômico influencia nas nossas decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FRANKENBERG, L. Seu futuro financeiro: você é o maior responsável. 16. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

FREZATTI, F. Orçamento Empresarial: planejamento e controle gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GERVÁSIO, E. R. B. W. Planejamento Financeiro: Uma proposta de fluxo de caixa para consultoras de beleza independente Mary Kay. Monografia apresentada para obtenção de título de Especialista em Contabilidade e Finanças no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2013.

HARTER, L. Planejamento financeiro e orçamento empresarial na Comercial de Móveis Harter Ltda. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Departamento de Ciências Administrativas da UF RGS. Porto Alegre, 2010.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOPES, T. A. M.; MEDEIROS, F. S. B. Finanças Pessoais: Um estudo com alunos do curso de ciências contábeis de uma IES privada. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v.7, n.2, mai./ago. 2014.

LUCION, C. E. R. Planejamento financeiro. Revista Eletrônica de contabilidade da Universidade Federal de Santa Maria V. I N.3 MAR-MAI 2005. Rio Grande do Sul, 2005.

LÜCKE, V. A. C. Comportamento financeiro pessoal: um comparativo entre jovens e adultos da cidade de Crissiumal/RS. Documento Sistematizador do Trabalho de Conclusão de Curso. UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do RS, Três Passos, 2014.

LUNKES. R. J. Manual de orçamento. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MALLMANN, E. I.; RIBEIRO, C. A.; SANTOS, J. H. A.; TRINDADE, L. L.; VIEIRA, K. M. Finanças

pessoais: Análise dos gastos e da propensão ao endividamento em estudantes de administração. Anais do Seminário em Administração, São Paulo, 2009.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARZANO, F. VIEIRA, M. Na contramão da crise, alguns setores crescem e mantêm investimentos. Disponível em:

. Acesso em: 29 ago. 2016.

NEVES, J. C. Análise e Relato Financeiro: Uma Visão Integrada da Gestão. Texto Editores, Lda. 5. ed. Alfragide, 2012.

NEU, D.; SILVA, L.; GOMEZ, E. O. Diffusing financial practices in Latin American higher education: understanding the intersection between global influence and the local context. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 21, n. 1, p. 49-77, 2008.

NISHIOKA, M. K. Utilização de ferramentas de análise financeira nas micro e pequenas empresas da região sul de Santa Catarina como apoio a tomada de decisão. Monografia apresentada a Diretoria de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Gerência Financeira. Criciúma, 2004.

OLIVEIRA, E. A. A. Q.; PEIXOTO, R. F. C.; QUINTAIROS, P. C. R.; SANTOS, V. S.; VELLOSO, V. F. A

importância do orçamento no processo de gestão empresarial. XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Paraíba. São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, N. S. A carreira de maquiadoras: um estudo de trajetórias profissionais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

TEIXEIRA, C. D. S. Ferramentas de gerenciamento econômico-financeiro como diferencial competitivo de mercado nas organizações do segmento de saúde: Estudo das organizações de grande porte de Belo Horizonte e região. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Administração das Faculdades de Pedro Leopoldo, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração. Pedro Leopoldo, 2011.

TUNG. N. H. Orçamento empresarial no Brasil: para empresas industriais e comerciais. 3. ed. São Paulo: Edições Universidade-Empresa, 1983.

WANZUIT, D. R. D. Proposta de uma sistemática de apoio a implementação do orçamento matricial – O caso de uma indústria de alimentos. 2009. Trabalho de conclusão de Curso (Pós- Graduação) – Escola de Engenharia. UFRGS, Porto Alegre, 2009.

ZAMBONI, L. B. O orçamento como instrumento de planejamento e controle nas organizações brasileiras. Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Porto Alegre, 2010.

ZANLUCA, J. C. Empreendedorismo e Contabilidade. Disponível em:

. Acesso em: 01 nov. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.