O IMPACTO DOS TRIBUTOS INCIDENTES SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTO DAS EMPRESAS DE AGRONEGÓCIO DOS ESTADOS DO ESPÍRITO SANTO E MINAS GERAIS

Maicon Vinícius Dias, Natália Aparecida Gonzaga Pereira, Renata Rodrigues Amorim, Shayane Segal da Silveira, Wanderson Godinho Costa, Fabrício Afonso de Souza

Resumo


Este artigo teve como objetivo determinar o impacto da carga tributária incidente sobre a folha de pagamento das empresas do agronegócio de Minas Gerais e Espírito Santo, com a finalidade de avaliar o reflexo e o peso dos referidos tributos sobre o faturamento das empresas analisadas. Para sua realização foi utilizada uma análise de dados quantitativa com tipo descritivo. Buscou-se estabelecer comparação entre o faturamento das empresas estudadas e suas folhas de pagamento juntamente com o total de encargos pagos nos anos de 2014 e 2015. Constatou-se através da análise efetuada que nas empresas de pequeno porte o impacto é em média de 3% no faturamento das mesmas em relação a salário efetivamente pago, e 42,01% sobre a folha de pagamento somente os encargos sociais.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, T. M. de; LIMA, P. F. de; THOMÉ, K. M. Análise econômica dos tributos no agronegócio: custo de produção ou custo de transação. Custos e @gronegócioonline. v. 11, n. 1. Jan/Mar. 2015.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, 2006.

Disponível em: www.dieese.org.br/relatoriotecnico/2006/encargosSociais>. Acesso em: 13 out. 2016

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Encargos trabalhistas sobre folha de salários e seus impactos no Brasil e no mundo. Departamento de Competitividade e Tecnologia. 2011, São Paulo, FIESP. Disponível em: < file:///C:/Users/Geovania/Downloads/encargos-trabalhistas-e-impactos-no-brasil-e-no-mundo.pdf>. Acesso em 4 de out de 2016.

FREITAS, A. A.; OLIVEIRA, D. L. Contabilização da folha de pagamento e encargos sociais na empresa Fichatel Goiânia – Goiás. Gestão e Tecnologia. Goiânia, Ed. 2ª, nov./dez. 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2014. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia cientifica. 5.ed.São Paulo: Atlas, 2009.

MARINGONI, G. A longa jornada dos direitos trabalhistas. Desafios do desenvolvimento, São Paulo, ano 10, ed. 76, fev. 2013. Disponível em:

. Acesso em: 19 out. 2016.

MEINERTZ, D. A. et al. Estudo da folha de pagamento – Uma descrição dos proventos e descontos sob o âmbito legal e contábil. 2008. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – FAE. Centro Universitário. Curitiba.

SENADO FEDERAL, Sistema S. Disponível em: . Acesso em 6 de out de 2016.

SPECHT, V. O impacto dos encargos sociais e trabalhistas sobre a folha de pagamento. 2005. 46f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis), Universidade Federal de Santa Catarina.

Florianópolis.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.