CERTIFICADO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL NAS EMPRESAS DE CONTABILIDADE DA REGIÃO

Vitor Sad Cortat Xavier da Gama, Francieli Lucas do Nascimento, Hitalo dos Santos Castro, Leonardo Ferreira Bento

Resumo


Com o aumento da informatização e em busca de mais agilidade e eficiência na realização do trabalho contábil as empresas vem aderindo cada vez mais ao uso do certificado digital e o estudo desenvolvido neste artigo em pauta se objetiva em fazer uma análise as mudanças ocorridas no ambiente de trabalho contábil, em especial escritórios da região leste de minas gerais e que aderiram ao sistema de certificação digital tendo por finalidade descobrir o nível de conhecimento e quais as principais vantagens e dificuldades encontradas pelos profissionais que fazem uso desse sistema de certificados e assinaturas digitais, e assim propor soluções afim de diminuir os problemas enfrentados por estes dentro das empresas. Para tanto, foi utilizado como método de pesquisa para a realização do trabalho o uso de artigos relacionados ao assunto e um questionário como instrumento de levantamento de dados. Este artigo tem por finalidade mostrar aos usuários as vantagens de um certificado digital como a segurança e rapidez e a segurança envolvendo estes tipos de arquivos. Com os resultados obtidos, é perceptível que apesar de necessitar de certos investimentos, a implantação dos certificados digitais traz benefícios que superam em larga escala seus custos e dificuldades, tendo como principais vantagens sua segurança, rapidez e praticidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA FILHO, C. A importância da informática na profissão contábil. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Feira de Santana; UEFS, Feira de Santana, 2002.

BERTUCCI,J. L. O. Metodologia Básica Para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (Tcc),

ed. São Paulo: Atlas, 2008, 116p.

CERTISIGN, Certificado digital. Disponível em https://www.certisign.com.br/certificado-digital. Acesso em: 26 set. 2016.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 4. ed., São Paulo, Atlas, 2002, 176p.

HARTMANN JÚNIOR, J. Certificado Digital. Trabalho de graduação (Curso de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba, 2009.

INFOWESTER, Assinatura Digital. Disponível em: http://www.infowester.com/assincertdigital.php. Acesso em: 13 nov. 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, Sobre certificação digital. Disponível

em http://www.iti.gov.br/acesso-a-informacao/96-perguntas-frequentes/1743-sobre-certificacao-digital#oquee. Acesso em:26 set. 2016.

RECEITA FEDERAL BRASILEIRA, Certificados digitais. Disponível em

http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/senhas-e-procuracoes/senhas/certificados-

digitais. Acesso em: 23 set. 2016.

RESENDE, D. A . Certificação Digital. Revista Jurídica UNIGRAN, v. 11, n. 22, p. 111/122, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.