CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO EM FUNÇÃO DA PROPORÇÃO DE AREIA EM SOLOS ARTIFICIALMENTE COMPACTADOS

Marcos Vinícios Coelho Verner, Glaucio Luciano Araujo

Resumo


A condutividade hidráulica do solo saturado, analogamente pode ser estudada com sendo a velocidade com que a água atravessa o meio poroso denominado solo, sendo que a mesma é expressa pela lei de Darcy, sabe-se que a granulometria do solo exerce influencias sobre este processo, desta forma, no intuito de verificar a influência de partículas da fração areia na condutividade hidráulica um experimento foi desenvolvido no laboratório de solos da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, sendo utilizada a metodologia do permeâmetro de carga constante, para corpos de prova moldados e compactados artificialmente em um cilindro do tipo Proctor normal. Desta forma o objetivo deste experimento foi investigar como a água se movimenta no solo frente aos diferentes teores de areia presentes nos corpos de prova. O estudo avaliou quatro proporções diferentes de adição de areia, sendo estas iguais a 40%, 50%, 60% e 70% do corpo de prova. Conclui-se que a proporção de areia exerce influencias na de condutividade hidráulica do solo saturado.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13292: Solo – Determinação do coeficiente de permeabilidade de solos granulares à carga constante. Rio de Janeiro, 1986.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14545: Solo – Determinação do coeficiente de permeabilidade de solos argilosos a carga variável. Rio de Janeiro, 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6457: Amostra de Solo – Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização. Rio de Janeiro, p.7-9, 1986.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7182: Solo – Ensaio de Compactação. Rio de Janeiro, 1986.

GONÇALVES, A. D. M. de A.; LIBARDI, P. L. Análise da determinação da condutividade hidráulica do solo pelo método do perfil instantâneo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, p. 1174-1184, 2013.

LIBARDI, P. L. Determinação da condutância hidráulica e da pressão de borbulhamento de cápsulas porosas para tensiômetros. Piracicaba, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1999.

LIBARDI, Paulo L. Dinâmica da Água no Solo. V.61, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

MILLAR, A.A. Drenagem de terras agrícolas: bases agronômicas. Bib. Orton IICA / CATIE, 1974.

PINTO, C.S. Curso Básico de Mecânica dos Solo. 3.ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

SILVA, C. L.; KATO, E. Efeito do selamento superficial na condutividade hidráulica saturada da superfície de um solo sob cerrado. Pesquisa e Agropecuária Brasileira, v. 32, p. 213-220, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.