DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

Luana Aparecida Nunes, Fabiana da Penha Rhodes

Resumo


O presente estudo busca mostrar que é possível uma didática da resolução de problemas de matemática em sala de aula, tornando o ensino-aprendizagem mais prazeroso para alunos e professores. O trabalho aborda, inicialmente, o problema matemático, as diferenças entre problema e exercícios, a resolução de problemas na matemática, usando as estratégias de resolução segundo Polya (1995), e a didática de ensino para alunos do fundamental II. Os problemas matemáticos são de fundamental importância para o desenvolvimento da matemática, mas na sala de aula, o que se tem visto, é o ensino-aprendizagem ser ministrado na forma de exercícios repetitivos e mecanizados, resolvidos, por meios padronizados e previsíveis por professores e alunos. O professor que se propuserem a trabalhar em sala de aula com a didática da resolução de problemas de matemática fará de seu trabalho pedagógico, futuramente, um êxito, pois estará contribuindo para formar cidadãos críticos, que ampliarão sua visão de problemas em sala de aula, da matemática, e do mundo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.