MATOFOBIA: INVESTIGANDO E APONTANDO OS FATORES CAUSADORES DA AVERSÃO À MATEMÁTICA

Jully da Costa Silva, Humberto Vinício Altino Filho, Lídia Maria Nazaré Alves

Resumo


Este estudo busca apresentar e elucidar alguns pontos sobre a Matofobia, que é indicada como o medo ou aversão à Matemática e a tudo que está ligado a ela. Acredita-se que esse receio seja fruto de uma gama de fatores que cerceiam o processo de ensino aprendizagem dessa disciplina. A partir do embasamento teórico, buscou-se através da pesquisa com alunos da 7ª Série de uma Escola Municipal de Iúna-ES, verificar quais aspectos estão mais ligados a essa realidade. Também fora verificada a opinião dos professores desses alunos a importância de cada aspecto apontado na relação ensino-aprendizagem de Matemática. Por fim, o estudo apontou a necessidade uma renovação metodológica que possa trazer o aluno para o centro da aprendizagem valorizando seu quotidiano e a interação entre os colegas de classe.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.