HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MINAS GERAIS

Miriã Ferreira Braga, Lídia Maria Nazaré Alves, Ivete Monteiro de Azevedo

Resumo


Este projeto de extensão se estabelece no contexto de uma pesquisa elaborada em torno da temática: “Ensino de história e cultura afro-brasileira, dentro de comunidades quilombolas, à luz da aplicação da lei 10.639/2003” e objetiva o estudo de práticas didáticas referentes à inserção das diversidades culturais no âmbito escolar. O mencionado, em fase de desenvolvimento neste ano de 2016, continuará sendo desenvolvido em 2017. Nele, far-se-á, a análise de uma comunidade quilombola, do Estado de Minas, e de práticas culturais e de livros escolares desenvolvidas e manuseados nas cidades dos que se interessarem na cooperação deste projeto. A opção pela comunidade quilombola em questão justifica-se em virtude de uma das pesquisadoras ter nascido lá. Justifica-se o tema por sua relevância para o conhecimento discente e docente, no que diz respeito à abordagem das variantes culturais, na ministração das aulas e desenvolvimento de pesquisa e extensão. A pesquisa, do tipi experimental, fundamenta-se nos PCNs, documentos governamentais e em teóricos como Paulo Freire (1994), Maria Helena Martins (1999), Paulo Freire (2000), Laraia Roque (2001) dentre outros.

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