APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM FATORAÇÃO E PRODUTOS NOTÁVEIS

Érika Dagnoni Ruggiero Dutra, Humberto Vinício Altino Filho

Resumo


Nesse trabalho objetiva-se discutir como uma atividade baseada no modelo colaborativo de aprendizagem pode ser utilizada para contribuir com o domínio da identificação dos casos de fatoração e produtos notáveis, principalmente, na simplificação de expressões algébricas. Por muitas vezes, as tarefas que envolvem a álgebra se tornam grandes obstáculos no ensino de matemática, uma vez que os alunos não possuem o repertório necessário para a resolução de exercícios desse campo. Nesse sentido, propõe-se uma atividade colaborativa, possibilitando que o conhecimento seja construído por meio da interação entre os alunos, e verificou-se que, por meio dessa abordagem, os casos de fatoração e produtos notáveis se tornaram mais claros e identificáveis. Para esse estudo, nos embasamos nos textos de Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2005) e Torres e Irala (2014).


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Terceiro e quarto ciclo. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DELORS, Jacques (org.). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7. ed. Editora Cortez, 2012.

FIORENTINI, D.; FERNANDES, F.; CRISTÓVÃO, E. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. In: SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO CURRÍCULO E NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR, 2005, Lisboa. Anais... Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2005. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2018.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A.; MIGUEL, A. Contribuição para um Repensar... a Educação Algébrica Elementar, In: Pro-Posições, Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação – Unicamp. Vol. 4, nº 1 [10]. Campinas: Cortez Editora, p.78-91,1993.

TORRES, Patrícia Lupion.; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Aprendizagem Colaborativa: teoria e prática. Agrinho, Paraná, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.