O PROJETO “CIÊNCIA EM TIRAS” COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO APRENDIZAGEM

Humberto Vinício Altino Filho, Cinthia Luiz da Silva

Resumo


Neste trabalho objetivamos discutir a potencialidade da aprendizagem baseada em projetos como proposta interdisciplinar para o Ensino de Ciências, nesse caso, Física e Biologia, e também para o processo de ensino aprendizagem de forma global. Além da interligação entre as disciplinas supracitadas o projeto englobou a área de linguagem, com o uso de tirinhas e memes. As tirinhas já vêm sendo utilizadas como ferramenta para propostas didáticas nos mais diversos níveis de ensino, pelo seu caráter critico e seu texto curto, atrai a atenção dos alunos para os conteúdos que precisam ser discutidos em sala de aula. A união das tiras, memes e os tópicos de Física e Biologia foi direcionada por uma atividade de discussão, análise e, por fim, criação, sendo este seu ponto central. para o embasamento teórico deste estudo, utilizamos, dentre outros os textos de Nicolau (2007); Nicolau e Magalhães (2011), Cecy, Oliveira e Costa (2013) e Ribeiro (2016).


Texto completo:

PDF

Referências


CECY, Carlos; OLIVEIRA, Geraldo Alécio de; COSTA, Eula Maria de Melo Barcelos (Org). Metodologias Ativas: aplicações e vivências em Educação Farmacêutica. Brasília: ABENFARBIO, 2013.

LEIS, Héctor Ricardo. Sobre o Conceito de Interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. n. 73, 2005.

McCLOUD, Scott. Reinventando os Quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2006.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NICOLAU, Marcos. Tirinha: a síntese criativa de um gênero jornalístico. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2007.

NICOLAU, Vitor; MAGALHÃES, Henrique. Arte sequencial ao alcance de todos: as novas possibilidades de criação e veiculação de tirinhas nas mídias digitais. IN: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, XII, Campo Grande, 2010. Anais... Intercom, Campo Grande, 2010.

RIBEIRO, Bruno Calafatti Dutra. O Método de Ensino Project Based Learning e suas aplicações no curso de Engenharia Bioquímica da Escola de Engenharia de Lorena. 2016. 53p. Monografia. (Trabalho de Graduação em Engenharia Bioquímica) – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2016.

SILVA, Boniek Venceslau da Cruz; ATAIDE, Márcia Cristiane Eloi Silva; VENCESLAU, Tátila Karoline Oliveira da Silva. Tirinhas em Sala de Aula: o que sabem os futuros professores de física? HOLOS, v. 3, n. 31, 2015.

VARGAS, Suzana Lima; MAGALHÃES, Luciane Manera. O Gênero Tirinhas: uma proposta de sequência didática. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.