ANÁLISE SWOT: ESTUDO DE CASO DE UMA CHOPERIA EM MANHUAÇU (MG)

Rainy Golfetti de Souza, Henrique da Silva Pinel, Maria Rita Louzano de Souza, Marluce Ramos de Almeida, Reginaldo Adriano de Souza, Lilian Beatriz Ferreira Longo

Resumo


Conhecer os ambientes organizacionais é fundamental para o planejamento estratégico das empresas independente do ramo de atuação. Pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades são as chaves para as ações estratégicas a serem implementadas nas organizações. Este estudo, de natureza quantitativa e qualitativa apresentou como objetivo conhecer a percepção de gestores e clientes em relação as estratégias adotadas por uma choperia em Manhuaçu(MG) com base na análise SWOT. Optou-se por realizar um estudo de caso no qual foi realizada uma entrevista com o gestor e aplicado questionário estruturado aos clientes. Os resultados mostram que o gestor avalia como ameaças para seu estabelecimento a população do bairro, por estarem exigindo o uso da calçada e fazerem reclamações sobre o som, mais ainda vê-se grandes oportunidades de alavancar suas vendas com um novo cardápio para atrair cada vez mais clientes fiéis e procurar sempre pela melhoria do atendimento. Para os clientes ponto fraco é o espaço físico por ser pequeno; a qualidade dos produtos e o atendimento deveriam ser melhorados; entretanto os clientes se contradizem quando alegam que o atendimento e a localização são grandes atrativos do estabelecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.