UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE SÃO FRANCISCO III: QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS DIABÉTICOS ASSISTIDOS PELA EQUIPE DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA

Leonardo Soares Vita, Leonardo José Volpe, Lívia Alana Silva de Souza Gomes, Rosimar G. Xavier Pereira, Thales Mol Wolff, Victor Oliveira Ramos, Warlen Washington Chagas de Oliveira, Natália Tomich Paiva Miranda

Resumo


O presente estudo analisou a percepção dos pacientes idosos portadores de Diabetes Mellitus (DM) quanto à mudança dos hábitos de vida após frequentarem o grupo de atividades físicas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da unidade básica de saúde (UBS) São Francisco III, da cidade de Muriaé-MG. Constantemente os profissionais do NASF realizam grupos de atividade física visando à saúde e o bem estar social na expectativa de melhorar a condição de vida da população atendida por esta unidade de saúde. Momentos de descontração, harmonia e lazer propiciaram o relaxamento do corpo e mente, influenciando a formação de laços de amizade entre os idosos participantes tornando-os mais comunicativos, acessivos e autônomos, o que proporcionou melhor convívio social e, de certa forma, uma velhice mais saudável. Desta forma, ao perceber o impacto da realização de bons hábitos relacionado com atividade física em seu dia a dia, o portador de DM se sente mais motivado a dar continuidade ao exercício físico regular, pois conseguirá perceber de forma concreta os benefícios e prevenir complicações associadas à doença.

Texto completo:

PDF

Referências


AUAD, M. A; et. al. A influência da atividade física na qualidade de vida de idosas portadoras de osteoporose. Revista Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 20, n. 2, p. 25-31, abr./jun., 2012.

CICONELLI, R. M. Tradução para o português e validação do Questionário Genérico de Qualidade de Vida "Medical outcomes study 36 - item short-form health survey (SF-36)". Tese de Doutorado em Medicina. Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina), 1997.

CORRÊA, Karina; et. al. Qualidade de vida e característica dos pacientes diabéticos. Disponível em: Acesso em: 10/09/2017.

COTRAN, R. S.; KUMAR, V.; ROBBINS, S. L. Pâncreas. In: COTRAN, R. S.; KUMAR, V.; ROBBINS, S. L. Patologia básica. Ed. 9. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. p. 220-222.

NASCIMENTO, J. C; et. al. Qualidade de vida em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 no município de Água Doce, Santa Catarina. Revista Unoesc & Ciência – ACBS, Joaçaba, v. 6, n. 2, p. 231-238, jul./dez. 2015.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes da sociedade brasileira de diabetes. São Paulo: AC Farmacêutica, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.