OTIMIZAÇÃO DO LAYOUT PARA MINIMIZAR GARGALOS NO PROCESSO PRODUTIVO: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA FÁBRICA DE ESTOFADOS.

Everton Ernani Lopes Araujo, Marcela Moreira Couto

Resumo


Para uma empresa conseguir vantagem competitiva no mercado em que atua, dentre outros fatores, controlar seus gargalos organizacionais. Nesse contexto, o layout é um fator chave, pois, quando inadequado, pode causar prejuízos na produção. O layout engloba as disposições de equipamentos, máquinas, áreas de estoques, escritórios, corredores de circulações e os colaboradores que atuam diretamente na operação. Tornar esses recursos otimizados ajuda as empresas a se firmarem no mercado, isto é, o layout quando bem estruturado pode trazer vários benefícios para as mesmas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o layout interno de uma fábrica de estofados na região da Zona da Mata – Minas Gerais, a fim de identificar o melhor arranjo físico para a mesma. A questão-problema que se pretendeu responder nesse estudo foi: Qual o layout mais adequado para o processo produtivo de uma empresa de estofados objeto de estudo­? A metodologia utilizada inclui o estudo de caso com abordagem qualitativa. Por fim, realizou-se melhorias no layout interno e constatou-se que o mesmo é indispensável para o bom desempenho de um processo produtivo.

Texto completo:

PDF

Referências


GERLACH, G.; SILVA, V. B.; SANTOS, L. A. Proposta e melhoria de layout como fator para a otimização do processo produtivo organizacional, 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

ROSA, G. P.; CRACO, T.; REIS, Z. C.; NODARI, C. H. A reorganização do layout como estratégia de otimização da produção. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, Ano 9, nº 2, abr-jun/2014, p. 139-154.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4ª ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SINGH, A. P.; YILMA, M. Production f loor layout using systematic layout planning in Can ma-nufacturing company. In: IEEE International Conference on Control, Decision and Information Technologies. CoDIT, Hammamet, Tunisia: p. 822–828, 2013.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.