COMPATIBILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS NO SISTEMA CONSTRUTIVO EM ALVENARIA ESTRUTURAL

Ana Luiza da Silva Santana, Tauana de Oliveira Batista, Leandro José de Lima, Kastelli Pacheco Sperandio

Resumo


A alvenaria estrutural é formada pelo conjunto de peças justapostas em sua interface, unidas por uma argamassa apropriada, formando um elemento vertical coeso (TAUIL; NESE, 2010, P.19). Esse conjunto apresenta ótima eficiência estrutural resistindo a cargas consideráveis, promovendo segurança e conforto aos usuários por isolar o ambiente térmico e acusticamente.  Quando executada de forma correta e bem gerenciada, a escolha do modelo construtivo em alvenaria estrutural pode resultar na economia de mão de obra e geração de resíduos se comparada aos sistemas construtivos tradicionais, porém, a atenção à compatibilização dos projetos complementares (arquitetônico, hidráulico, elétrico e incêndio) é de extrema importância para o sistema de alvenaria estrutural não sendo admitidos cortes nas paredes dos blocos já que as mesmas além de vedação, exercem função estrutural. O presente artigo realizou uma revisão bibliográfica sobre o sistema construtivo em alvenaria estrutural, evidenciando as vantagens e desvantagens da utilização do método, seus componentes básicos e a importância da compatibilização de projetos. Os resultados apontam que a compatibilização dos projetos hidrossanitário, estrutural e arquitetônico é fundamental para redução de custos, aumento da agilidade e segurança na execução.

Texto completo:

PDF

Referências


COTTA, R. M. M. et al. Pobreza, injustiça, e desigualdade social: repensando a formação de profissionais de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 31, n. 3, p. 278-286, 2013.

FAGUNDES, Jefferson Claudio Machado. Integração das Instalações Hidráulicas e Elétricas no Sistema de Alvenaria Estrutural – Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade São Francisco Engenharia Civil – Itatiba – 2008 – (Disponível na internet em http://lyceumonline.usf.edu.br/salavirtual/documentos/1274.pdf , acesso em 14 de outubro de 2018)

MOREIRA, Albino Lutianni Rosas. Materiais e Processos Construtivos não Convencionais para Moradia Popular. 2013. Disponível em: http://www1.caixa.gov.br/gov/gov_social/estadual/programas_desenvolvimento_urbano/. Acesso em 14 de outubro de 2018.

RAMALHO, M.A.; CORRÊA, M.R.S. Projetos de edifícios de alvenaria estrutural. São Paulo, Pini. 2003.

RICHTER, CRISTIANO. Alvenaria estrutural: Processo construtivo racionalizado. Curso de extensão na área de ciências exatas e tecnológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS. 2003.

REIS, Alessandra Schmitz dos. Alvenaria Estrutural – Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – 2007 –(Disponível na internet em www.pucrs.br/feng/tcc/civil/2008_1_86_apresentação.pdf , acesso em 14 de outubro de 2018)

TAUIL, C.A.; NESSE, F.J.M. Alvenaria Estrutural: Metodologia do projeto, detalhes, mão de obra, normas e ensaios. São Paulo, Pini. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.