UTILIZAÇÃO DE OUTRIGGERS E BELT TRUSSES PARA REDUÇÃO DE DESLOCAMENTOS LATERAIS EM EDIFÍCIOS ALTOS

Adriano José Oliveira Ferreira, Pedro Henrique Queiroz de Souza

Resumo


O aumento da altura nos edifícios, a adoção de estruturas e materiais de acabamento mais leves e aliados a necessidade de grandes vãos, tornou o vento um grande influenciador no cálculo estrutural, sendo possível casos em que a restrição ao deslocamento horizontal tenha maior ênfase que as próprias cargas de utilização do edifício, tornando-se necessário, uma melhor compreensão dos sistemas de contraventamento, para combater o deslocamento causado por ação eólica e que influencia diretamente no conforto humano  e segurança da edificação. Diante disso, este trabalho apresenta revisão bibliográfica de literaturas existentes sobre a estabilização de edifícios altos, bem como a construção de modelos para um edifício de 150m em um software para análise estrutural e dinâmica, linear e não-linear por elementos finitos, que corrobora com as constatações de que: (i) o uso de outriggers associado a belt trusses é capaz de reduzir até nove vezes o deslocamento horizontal do topo do edifício;(ii) a posição em que se coloca o outrigger e o belt trusses é relevante para a eficiência do contraventamento; (iii) o acréscimo máximo de consumo de aço com o uso dos elementos contraventantes estudados não ultrapassa a 6% do peso total do prédio; (iv)para um edifício com três outrrigers a relação peso deslocamento torna inviável o uso do belt trusses.

Texto completo:

PDF

Referências


LOUREIRO-RIBEIRO, L. F. Utilização de “outriggers” em edifícios altos. 1990. 134f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – COPPE/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990.

NASIR, S.R; PATIL, A. S. Lateral Stability Analysis of High Rise Building with the Effect of Outrigger and Belt Truss System. International Research Journal of Engineering and Technology (IRJET). v. 3, n.1, 2016. Disponível em: https://www.irjet.net/archives/V3/i8/IRJET-V3I8348.pdf. Acesso em 09 out. 2018.

TARANATH, B. S. Structural Analysis and Design of Tall Buildings Steel and Composite Constructio. New York: CRC Press, Taylor & Francis Group, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.