PERFIL DO CONSUMIDOR DE CERVEJAS ESPECIAIS DE CAPARAÓ E REGIÃO

Marcelus Xavier Oliveira, Ysrael Santiago Soares de Moraes

Resumo


Presente em vários ambientes e apreciada por todas as classes sociais, a cerveja vem se popularizando como a bebida do brasileiro, destaque para os consumidores de cervejas especiais que buscam por qualidade sensorial no produto. Neste contexto, o presente trabalho buscou evidenciar as principais características deste público, suas preferências e opiniões na região de Caparaó. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de mercado a fim de compreender o perfil dos consumidores de cervejas especiais da região em estudo.

Texto completo:

PDF

Referências


AAKER, David A.; KUMAR, V.; DAY, George S. Pesquisa de marketing. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MALHOTA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookmann, 2006.

MATTAR, Fauze Najib; OLIVEIRA, Bráulio; MOTTA, Sergio. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. Elsevier Brasil, 2014.

McDANIEL, Carl D. et GATES, Roger. Fundamentos de pesquisa de marketing. 2. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

SALLES, Juliana. Perfil do consumidor de cervejas especiais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2015.

SEBRAE - SERVIÇO BRASILEIRO DE OPINIÃO PÚBLICA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de Mercado: Entenda o que é uma pesquisa de mercado. Disponível em:http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/entenda-o-que-e-uma-pesquisa-de-mercado,284836627a963410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em 17 outubro de 2018.

SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing: conceitos e metodologia. 3ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

OLIVER, Garret. A mesa do mestre cervejeiro. Tradução de Anthony Cleaver. São Paulo: Senac, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.