ESTUDO DE CASO DE PATOLOGIA PROVOCADO POR FUNDAÇÃO, EM UMA RESIDÊNCIA MULTIFAMILIAR EM SIMONÉSIA

Carolina Rodrigues Mendes, Natália Lacerda Alvarenga, Leandro José de Lima

Resumo


A presente pesquisa mostra a importância da identificação e conhecimento das causas de patologias tipo fissuras, trincas e rachaduras provocadas por recalque diferencial de fundação através do uso da metodologia de análise de patologias citadas. Esta apresenta um estudo de caso, relativo a uma visita técnica realizada no imóvel onde foram detectadas inúmeras patologias que surgiram após a execução de uma edificação ao lado. Através da comparação da revisão bibliográfica realizada e o estudo de caso, puderam ser estabelecidas conclusões sobre os eventos ocorridos e suas causas. Finalmente, analisando também a importância do conhecimento das causas dos danos para uma correta apuração de responsabilidades e, no caso de uma perícia judicial, dar ao Juiz uma visão real dos problemas de engenharia ocorridos.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9575: Impermeabilização. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575 – Desempenho de edificações habitacionais. Rio de Janeiro. 2013.

CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Desempenho de edificações habitacionais: Guia orientativo para atendimento à norma ABNT NBR 15575/2013. 2ª ed. Brasília, Gadioli Cipolla Comunicação, 2013.

DO CARMO, Paulo Obregon. Patologia das construções. Santa Maria, Programa de atualização profissional – CREA – RS, 2003.

GNIPPER, Sérgio F.; MIKALDO JR. Jorge. Patologias frequentes em sistemas prediais hidráulicosanitários e de gás combustível decorrentes de falhas no processo de produção do projeto. Curitiba, 2007. Disponível em: .

HELENE, Paulo R. Do Lago. Manual de reparo, proteção e reforço de estruturas de concreto. São Paulo, Red Rehabilitar, 2003.

HOLANDA Jr., O.G. Influência de recalques em edifícios de alvenaria estrutural. 2002. 242f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008.

MARCELLI, Mauricio. Sinistros na construção civil: Causas e soluções para danos e prejuízos em obras. 1ª ed. São Paulo: Pini, 2007.

THOMAZ, Ercio – Trincas em Edifícios, causas, prevenção e recuperação – Co-edição IPT/EPUSP/PINI – São Paulo, dezembro 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.