MARKETING DE LUGARES E SUAS PERSPECTIVAS NA REVOLUÇÃO DO CAFÉ DE QUALIDADE: UM ESTUDO NA REGIÃO DE CAPARAÓ - MG

Luana Vitorino da Silva, Raul Rúbio Barboza, Wesley Zanon Nogueira, Tarcísio Mendel Almeida

Resumo


O presente artigo descreve e analisa como o Marketing e o Marketing de lugares, ou place marketing, contribuem para potencializar uma região, trazendo imagens de marca e atraindo cada vez mais seu público alvo, como turistas de todas as regiões. A estratégia do marketing de lugares vai além de obtenção de lucros, transforma o local em um diferencial econômico, agregando valores para toda comunidade, contribuindo para o crescimento socioeconômico da região. A metodologia aplicada neste estudo foi qualificada como descritiva, qualitativa, através de pesquisa bibliográfica. Foram aplicadas entrevistas com empreendedores, que saíram da cidade para investir na região geográfica rural e com os produtores cafeeiros renomados pelo fato de produzirem os cafés diferenciados que ganharam reconhecimento nacional. A região do Caparaó MG ganhou diversos prêmios pela qualidade dos cafés especiais, através desses prêmios foi possível observar o crescimento econômico de toda a região, ganhando visibilidade local para chegada de novos empreendedores e novas conquistas para a localidade, inclusive para o turismo.  Um novo produto trouxe vantagens competitivas para toda comunidade, o café especial trouxe geração de valor para novos investimentos. O objetivo deste estudo é incitar novas pesquisas sobre a necessidade de adequarem a novos processos, modificando a cultura tradicional empresarial, possibilitando expandir ainda mais o agronegócio local.


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