ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO FATOR INFLUENCIADOR DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correia, Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado

Resumo


Nos dias atuais, qualquer empresa que possua como objetivo se destacar em sua área de atuação precisa compreender a importância do alinhamento e motivação dos colaboradores para que sejam capazes de exercer suas funções com alto grau de excelência. Buscando este horizonte é que o endomarketing deve ser aplicado, principalmente no que diz respeito à visão dos gestores. Essa ferramenta se mostra benéfica nas empresas, que visa um melhor aproveitamento do capital humano das organizações fazendo com que os mesmos se sintam motivados, integrados e tendo como objetivo único o sucesso da empresa.  O endomarketing é o marketing para os colaboradores, onde vender a imagem da empresa passa a ser um patrimônio importante de qualquer organização. Desse modo, a pesquisa tem por objetivo analisar os resultados do endomarketing enquanto ferramenta de gestão e suas implicações no clima organizacional da empresa XY na cidade de Carangola – MG. A metodologia foi definida como descritiva, com uma abordagem quantitativa, através de um estudo de caso único, com aplicação de questionário estruturado com questões fechadas. Como resultado, observou-se que a aplicação do endomarketing ainda se encontra em fases iniciais e possui suas ferramentas sem a total utilização. Desse modo, são geradas visões diferentes da empresa por parte dos colaboradores e, por consequência, compromete o clima organizacional.


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