O SEGMENTO TURÍSTICO PARA A TERCEIRA IDADE: UM OLHAR SOBRE AS EXCURSÕES PRATICADAS EM CARANGOLA – MG

Elizete Conrado da Silva, Elisângela Freitas da Silva, Lúcia Portilho Mattos, Marilia Costa Machado

Resumo


O turismo na terceira idade tem sido um dos grandes destaques nos últimos tempos de viagens, especificamente para as pessoas que geralmente viajam em grupos. Esse novo perfil tem se tornado de forma muito expressiva no segmento, pois muito se tem percebido que as pessoas têm estado mais animadas e conhecendo as regiões turísticas, devido seu tempo disponível para o lazer. O objetivo foi investigar o segmento turístico para a terceira idade na cidade de Carangola – MG, a influência das pessoas da terceira idade em atividade turística e lazer com um olhar na compreensão de qualidade para os idosos participantes das atividades desenvolvidas. Para a realização do estudo, foi definido ser uma pesquisa descritiva do tipo qualitativa e o método escolhido foi um estudo de caso com aplicação de questionário para 60 (sessenta) pessoas onde esses responderam a 14 (quatorze) perguntas sobre suas percepções referentes à avaliação dos serviços prestados pela excursão, personalização no atendimento e aos motivos que os levam a fazer as viagens. Os sujeitos da pesquisa são grupos excursionistas no período de 10 de junho a 20 de agosto de 2018. Após a aplicação do questionário, os dados coletados foram analisados e descritos para apresentação dos resultados da pesquisa.

Texto completo:

PDF

Referências


DEBERT, Guita Grin. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. 1. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

LA TORRE, Francisco. Sistemas de Transportes Turísticos. São Paulo: Roca. Tradução: Cláudia Bruno Galvãn, 2002.

PIAZZI, B. F. Turismo para Terceira Idade: Atuação das Operadoras Turísticas. São Paulo, Brasil, 2003.

SILVA, Tatiana Amaral; KUSHANO, Elizabete Sayuri; ÁVILA, Marco Aurélio. Segmentação de mercado: uma abordagem sobre o turismo em diferentes faixas etárias. Caderno Virtual de Turismo, vol. 2, n.2, 2008.

SOUZA, H.M.R. Turismo na terceira idade: expectativas e realidades. São Paulo: USP, Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2002, p. 305 – 309.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.