O NOVO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DO SETOR CONTÁBIL FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES DOS PROCESSOS DE TRABALHO

Kayla Cristina Silva Oliveira, Rita de Cássia Martins Oliveira Ventura, Reginaldo Adriano de Souza, Lilian Beatriz Ferreira Longo, Wellerson de Andrade de Oliveira

Resumo


O presente artigo procura mostrar os principais pontos no que tange à evolução do trabalho e as mudanças nos processos, trazendo consequências relevantes, principalmente no que se refere às competências exigidas atualmente. O objetivo geral da pesquisa visa identificar quais as competências exigidas dos profissionais da área contábil devido às mudanças ocasionadas pelo processo de evolução do trabalho. Realizado pelo método de estudo de caso, por meio de análise quantitativa, os dados evidenciaram que mudanças ocorridas durante o processo de evolução do trabalho modificaram significativamente o modo de trabalhar, trazendo uma nova realidade para os profissionais do escritório de Contabilidade, onde o perfil de competências desses colaboradores se enquadra no exigido por profissionais dessa área atualmente.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, R. A dialética do trabalho: escrito de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

BERTUCCI, J. L. O. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Lato Sensu. São Paulo: Atlas, 2009.

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. A degradação do trabalho no século XX. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1974.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. Ed. Compacta. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

COTRIM, G. História global: Brasil e geral – Volume Único. São Paulo: Saraiva, 2005.

DURKHEIM, É. Da divisão do trabalho social. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DUTRA, J. S.; FLEURY, M. T. L.; RUAS, R. Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2008.

FUKUYAMA, N. Há vagas. O que falta é profissional capacitado. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUCENA, M. D. S. Planejamento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1999.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. 25.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MEISTER, J. C. Educação corporativa a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.

NARDI, D. O que nos espera após a era da informação? Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2012.

PÁDUA, A. F. A. A terceira onda. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2012.

PIRES, D. E. Divisão social do trabalho. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2012.

TOFFLER, A. Criando uma nova civilização: a política da terceira onda. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.

TSESME, T. Questionário sobre Necessidades de Formação – Avaliação de competências. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2012.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.