ENDOMARKETING E SUAS VARIÁVEIS: ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NO MUNICÍPIO DE ESPERA FELIZ - MG

Kathleen de Oliveira Asvello, Raquel Dutra Gonçalves Mol, Tatiana de Souza Nascimento, Tarcísio Mendel Almeida

Resumo


O endomarketing é baseado em práticas do marketing, voltado para o público interno das organizações. Demonstrando como sua finalidade é de grande importância nos métodos de gestão atual, conceitua-se a devida importância que os colaboradores necessitam ter, para elevar o grau de satisfação no clima organizacional, melhorando o relacionamento com o cliente externo. Na sequência, analisa-se os dados relacionados ao endomarketing através de um estudo de caso, em uma cooperativa de crédito da cidade de Espera Feliz-MG, através de uma pesquisa qualitativa-descritiva, por meio de um questionário semiestruturado. Através deste, foi possível detalhar: como funciona a comunicação interna, a capacitação profissional, o reconhecimento profissional, a motivação profissional, como os setores e serviços internos se movem. Pôde-se perceber que o endomarketing é aplicado pela cooperativa de crédito, porém esse fato é desconhecido por estes, sendo assim, existem fatores relevantes que precisam passar por um alinhamento estratégico como: adequação da linguagem nas reuniões, bonificações, reconhecimento no cumprimento das tarefas, que esta seja aplicada de maneira eficaz. Sugere-se novas pesquisas que tenham o objetivo de analisar outras cooperativas de crédito que utilizam o endomarketing e quais as melhorias essa ferramenta possibilita alcançar.

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