A LEI DO BULLYING: INSTRUINDO JOVENS E ADOLESCENTES NO COMBATE AO BULLYING NAS ESCOLAS

Alana Lemos, Nayla Lua Collen, Nickolly Eduarda Sinis, Marrone Teixeira, João Victor Augusto Caetano de Carvalho, Rosana Maria de Moraes Antunes, Fernanda Franklin Seixas Arakaki, Andréia Almeida Mendes

Resumo


O presente trabalho é resultado de um projeto de extensão desenvolvido no Núcleo de prática jurídica da FACIG e teve como objetivo divulgar e esclarecer crianças e adolescentes em fase escolar respeito do bullying, além de propor uma análise sobre a responsabilidade das escolas e dos pais. O tema é de suma relevância na atualidade e nessa fase da vida escolar, visto que inicia-se logo no início da escolaridade, onde crianças estão formando suas identidades, e se vêem diante das diferenças físicas e psicológicas de ambos. A forma de proceder em relação às agressões se dá de forma distinta entre as faixas etárias. As leis que estabelecem o bullying como uma prática criminosa, foram de suma importância para que hoje tenhamos aspectos legais para punir agressores e comprometer os responsáveis. Além disso, haja vista a necessidade de reconstrução do sujeito, que vai bem além da punição do agressor, mas também ser oferecido ajuda psicológica às vítimas, que se veem desamparadas ao se livrar das agressões. Dessa forma, busca-se promover uma maior efetividade da lei, que dê segurança às vítimas, para que assim exponha publicamente as agressões sofridas, sabendo que ao fazer isso terão amparo legal e assistência para excluir o bullying de suas vidas.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Célia Barbosa. Curatela e Interdição. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da Pós-modernidade. 1ed. Rio de janeiro: 1998.

BRASIL.LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Estatuto da criança e adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 02 nov. 2018.

COSTA, Paulo Jorge; PEREIRA, Beatriz. O bullying na escola: a prevalência e o sucesso escolar. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, 1. 2010, Braga. Seminário. Braga: Universidade do Minho, 2010.

CUNHA, Josafá; WEBER, Lídia. O bullying como desafio contemporâneo: vitimização entre pares nas escolas: uma breve introdução. In: PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação (Ed.). Enfrentamento à violência na escola. Curitiba: SEED, 2010.

LISBOA, Carolina Saraiva. Comportamento agressivo, vitimização e relações de amizade de crianças em idade escolar: fatores de risco e proteção. 2005. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

SILVA, Ana Beatriz B. Bullying: mentes perigosas na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. VUOTO, 2009.

PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.