AS METODOLOGIAS ATIVAS E ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID-MATEMÁTICA

Luciana Vieira da Silva, Humberto Vinício Altino Filho, Aline Gomes Ribeiro, Fabiana da Penha Rhodes, Lidiane Hott de Fúcio Borges

Resumo


Este texto propõe-se a apresentar metodologias alternativas utilizadas, pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), no desenvolvimento de atividades de ensino aprendizagem de matemática. Dessa forma, o estudo apresenta-se como um relato de experiência, tornando-se uma fonte de estratégias educacionais para dinamizar as aulas de matemática. As metodologias ativas são opções para centrar no aluno a aprendizagem desenvolvendo diversas habilidades e competências necessárias à vivência na contemporaneidade. Já as atividades lúdicas se configuram como formas de atrair o olhar dos alunos para atividade, pela competitividade apresentada pelos métodos. Sendo assim, espera-se que este artigo seja de grande valia para a Educação Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.