ESTIMANDO A EMISSÃO DE CO2 EM CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

Bruna Sena de Carvalho, Ríudo de Paiva Ferreira

Resumo


A questão ambiental tem sido um tema de muitas discussões ao longo dos últimos anos devido à preocupação com a conservação dos recursos naturais e com a degradação provocada pelo ser humano ao meio ambiente. Os consultórios odontológicos realizam diversos procedimentos que geram resíduos ou se relacionam com atividade que promovem a emissão de CO2. O estudo realizado foi para estimar a contribuição dos consultórios odontológicos na emissão de gases do efeito estufa. Para tanto, foram selecionados cinco consultórios odontológicos de diferentes especialidades odontológicas, suas atividades foram observadas e documentadas.  Os parâmetros considerados nas clínicas foram: o consumo de energia elétrica, gás comprimido e resíduos gerados.  As medidas compensatórias da atividade serão revertidas em números de árvores necessárias para neutralizar as emissões.


Texto completo:

PDF

Referências


ÁLVARES Jr, O. M.; LINKE, R. R. A. Metodologia simplificada de cálculo das emissões de gases do efeito estufa de frotas de veículos no Brasil. São Paulo: CETESB, 2001. 182p.

AMARANTE, Maria Gabriela Resende. GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ODONTOLÓGICOS: LEGISLAÇÃO VERSUS REALIDADE.

BARBIERI, J.C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos: São Paulo, Saraiva, 2ª ed. 2008. 328p.

HIDALGO, Lidia Regina da Costa. Gerenciamento de resíduos odontológicos no serviço público e o seu impacto no meio ambiente. 2012.

HIDALGO, Lidia Regina da Costa et al. Gerenciamento de resíduos odontológicos no serviço público. Revista de Odontologia da UNESP, p. 243-250, 2013.

IPCC-WGI. Contribuição do Grupo de Trabalho I ao 4º. Relatório de Avaliaçãodo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima. Sumário para Formuladores de Políticas, Paris, fevereiro/2007. 25p.

MACÊDO R. F. Inventário de emissões de dióxido de carbono (CO2) geradas por fontes móveis do estado do Rio Grande do Norte – período de 2003 a junho de 2004. Holos, 1-10. 2004.

PSAS-Programa de Saúde e Assistência Social. Lista de procedimentos odontológicos. Ministério Público da União: Plan-Assiste. 2013. 26 p.

VUUREN D. P.; ET AL. Energy, land-use and greenhouse gas emissions trajectories under a green growth paradigma. Global Environmental Change. 2017, 42:237–250.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.