SUCESSÃO FAMILIAR: OS DESAFIOS AO LONGO DAS GERAÇÕES.

Adriano Pereira Arão, Lucilia Notaroberto, Sabrina Pereira Uliana Pianzoli, Mônica de Oliveira Costa, Farana de Oliveira Mariano, Alex Santiago Leite, Dyego Penna Carvalho

Resumo


As empresas familiares, na sua grande maioria, começam suas atividades de forma bem pequena. Apresentam, inicialmente, poucos produtos, serviços e funcionários, e não possuem estrutura física e nem financeira estável. Porém, com o passar dos anos suas atividades atingem certo sucesso, e com o crescimento econômico das mesmas, há uma forte necessidade de melhoramento estrutural e profissional dos envolvidos, o que é fundamental para a continuidade da vida financeira de qualquer empresa. Portanto, o objetivo deste artigo é identificar quais foram as principais dificuldades encontradas no processo sucessório para o antecessor e sucessor de uma empresa familiar?. Foram realizadas entrevistas com cinco empresas familiares de Venda Nova do Imigrante, com aplicação de um questionário aos antecessores e sucessores da empresa, para avaliar suas dificuldades neste processo e as devidas contribuições. As principais dificuldades encontradas no processo de sucessão na visão do antecessor foram o medo da inovação e a dificuldade em acompanhar o raciocínio dos filhos, e na visão do antecessor foram o medo da inovação e a dificuldade em acompanhar o raciocínio dos filhos.

Texto completo:

PDF

Referências


HISTÓRICO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo. Disponível em : Acesso em 16/11/2017.

PAULILO, Maria Ângela Silveira. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço social em revista, v. 2, n. 1, p. 135-145, 1999.

SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, Flávia de Angelis. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública-RAP, v. 41, n. 6, 2007.

SÁ FREIRE, Patricia de et al. Processo de sucessão em empresa familiar: gestão do conhecimento contornando resistências às mudanças organizacionais. JISTEM: Journal of Information Systems and Technology Management, v. 7, n. 3, 2010.

TILLMANN, Cátia; GRZYBOVSKI, Denise. Sucessão de dirigentes na empresa familiar: estratégias observadas na família empresária. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 32, p. 45-61, 2005.

VIEIRA, Saulo Fabiano Amancio; BATAGLIA, Regiane Tardiolle Manfre; SEREIA, Vanderlei José. Educação financeira e decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do norte do Paraná. Revista de Administração, v. 9, n. 3, p. 61-86, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.