VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: O PANORAMA DOS IDOSOS EM MANHUAÇU-MG

Emilly Carla Barbosa de Souza, Marli Alves Dutra, Caroline Heringer da Costa, João Victor Augusto Caetano de Carvalho, Rosana Maria de Moraes Antunes, Fernanda Franklin Seixas Arakaki, Andréia Almeida Mendes

Resumo


O presente artigo é fruto de um projeto de extensão desenvolvido no Núcleo de prática jurídica da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu FACIG, que tem como objetivo levar à comunidade Matinha de Manhuaçu orientações sobre os direitos pertencentes que tenham em conta a saúde e a qualidade de vida para a pessoa idosa, estimulando o bem estar dos idosos para que envelheçam de uma maneira mais saudável. Entre as propostas estão o estímulo à prática de exercícios físicos, alimentação saudável, oferta de medicamentos na rede pública. Com embasamento no Estatuto do Idoso, que nele traz dispostos os direitos dos idosos e o dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público em assegurar ao idoso, como absoluta, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. O Estatuto do Idoso: uma conquista de todos os brasileiros. Brasília. 4. ed. Dezembro de 2007.

BRASIL. LEI N. 8.842, DE 4 DE JANEIRO DE 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Disponível em Acesso em 20 jun. 2009.

MINAYO, Mª Cecília. COIMBRA, Carlos. Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro. Fio Cruz, 2002. p. 11-24.

SILVA, S. S. Estatuto do Idoso – um crítico e novo olhar sobre o idoso e os desafios a serem enfrentados. Dissertação, 160 f., (Mestrado em Direito). Centro Universitário Eurípedes de Marília, Marília, SP,2007.

SILVESTRE, J. A.; COSTA Neto, M. M. Abordagem do idoso em programas de saúde da família. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, Jun. 2003, 19 (3).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.